logo paraiba total
logo paraiba total

Palestra sobre e-Social para empresários será realizada nesta quinta (25)

25 de outubro de 2018


O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social), utilizado obrigatoriamente pelas micro e pequenas empresas desde julho deste ano, será abordado durante a palestra “Responsabilidade do empresário perante o e-Social”. O evento será realizado nesta quinta-feira (25), no auditório do Shopping Sebrae, a partir das 15h, com o palestrante e conferencista na área de Tax Accounting Edison Garcia Júnior.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento por meio do link https://www.sympla.com.br/responsabilidade-do-empresario-perante-o-e-social__377871. A taxa de investimento custa R$ 20. O e-Social tem o objetivo de reduzir a burocracia e aprimorar a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias, e já é utilizado pelas médias e grandes empresas do país. Desde julho, as micro e pequenas empresas que faturaram até R$ 3,6 milhões em 2016 também são obrigadas a utilizar o sistema.

“As empresas terão que enviar as informações periodicamente, em meio digital, para a plataforma do e-Social. Todas as informações coletadas vão compor um banco de dados único, que é administrado pelo Governo Federal. O e-Social integra os processos e faz o registro imediato das informações. Durante a palestra, os empreendedores terão a oportunidade de conhecer e tirar as dúvidas sobre essa nova plataforma”, explicou o gerente do Sebrae Cláudio Soares.

Além disso, Soares afirma que o Sebrae Paraíba está desenvolvendo uma solução para auxiliar os micro e pequenos empreendedores com o preenchimento de informações do e-Social, que deverá ser apresentada até o primeiro semestre de 2019. “Estamos desenvolvendo em parceria com a unidade de Atendimento e Inovação – AGIC do Sebrae uma solução pelo Programa Sebraetec, que vai ajudar as empresas no processo de implantação das normas de segurança no trabalho e que será uma etapa importante do e-Social”, comentou.

A palestra, realizada pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícia e Informação do Estado da Paraíba (Sescon-PB), tem como público-alvo contadores e donos de pequenos negócios. “A parceria com o Sebrae Paraíba é de fundamental importância ao avanço do nosso sindicato, e é primordial para que consigamos fomentar o desenvolvimento dos empresários contábeis do estado”, afirmou Abelci Daniel de Assis Filho, presidente do Sescon-PB.