logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba ganha nova unidade do Grau Técnico, agora em João Pessoa

25 de outubro de 2018

Maior rede brasileira de franquia de cursos técnicos, o Grau Técnico inaugura oficialmente, na próxima quinta-feira (25), sua segunda unidade na Paraíba. A capital do Estado, João Pessoa, ganha uma escola no Centro da cidade com capacidade para três mil alunos. Já estão sendo ofertados os cursos de administração, enfermagem, eletrotécnica e radiologia e estão abertas matrículas também para o curso de segurança no trabalho. A cerimônia de inauguração acontece na própria sede da instituição de ensino, a partir das 20h.

Aguardada com bastante expectativa, a unidade de João Pessoa do Grau Técnico ficou pronta em junho passado em uma excelente localização, na Avenida Princesa Isabel. Em agosto os primeiros estudantes inscritos participaram de um minicurso de nivelamento até o início efetivo das aulas, que começaram no último dia 1º. Além das aulas teóricas e práticas, os alunos  participam de palestras e visitas pedagógicas. Atualmente a escola conta com 350 estudantes matriculados. Até fevereiro a expectativa é que o corpo discente atinja a marca de mil integrantes. Em 2019 novos cursos serão oferecidos.

A primeira unidade do Grau Técnico na Paraíba foi inaugurada, em junho de 2015, no município de Campina Grande, localizado a 112 quilômetros da capital. Com capacidade para 1.500 alunos, a unidade da Rainha da Borborema conta hoje com nove cursos ativos:  administração, edificações, enfermagem, eletrotécnica, informática, logística, radiologia, recursos humanos e segurança no trabalho. Todo mês, entre 50 e 60 alunos e ex-alunos do Grau Técnico de Campina Grande são encaminhados para o mercado de trabalho, números bastante satisfatórios, que contribuem significativamente para a alta taxa de empregabilidade da franquia no País, que é de 75%.

A unidade de Campina também foi pioneira ao sediar a primeira edição nacional da Feira da Empregabilidade, sucesso absoluto de contribuição social que, posteriormente, aconteceu também nas praças de Petrolina (PE), Aracaju, Maceió, Natal, Taguatinga (DF), Recife, Belo Horizonte, Salvador e Caruaru e que, em breve, contemplará outros municípios do País – inclusive João Pessoa.

Para o empreendedor Arthur de Souza Leão Santos Filho, mais do que uma boa oportunidade de negócio, investir em uma franquia como o Grau Técnico dá a satisfação de participar da transformação na vida das pessoas. “Os alunos têm um desenvolvimento e crescem profissionalmente de forma muito rápida”, atesta. “Nossa prioridade é a excelência no trabalho e na formação dos alunos. É um curso diferente”, afirma Arthur.

Única rede de franquia em ensino técnico particular no Brasil, a Grau Técnico vive um momento de forte investimento visando dar um grande salto no mercado, até daqui a um ano e meio, com um arrojado projeto de diversificação de negócios em todas suas dezenas de unidades espalhadas pelo País. Agora denominado Grau Educacional, o grupo – que já possui a escola profissionalizante de cursos rápidos e práticos denominada Nível A – está lançando as marcas Grau Médio Técnico, Faculdade Grau e Colégio Grau, todas com um padrão de ensino inovador cujo principal objetivo é formar e encaminhar seu aluno/cliente para o mercado de trabalho.

Empresa surgida em 2010, em Pernambuco, a Grau Técnico, com sua proposta pedagógica inovadora, tornou-se em pouco tempo a principal referência em ensino técnico particular no Brasil e, consequentemente, a opção mais segura de investimento no setor de franquias de ensino. Com mais de 50 unidades espalhadas em 15 Estados de todas as regiões do País, mais de 150 mil alunos já matriculados e um percentual de empregabilidade de 75% para alunos formados, a rede, agora denominada Grau Educacional, vem colecionando diversas certificações e premiações locais e nacionais.

De 2014 a 2018 recebeu o Selo de Excelência em Franchising da ABF; em 2017 ficou em primeiro lugar entre as empresas do segmento de educação que mais crescem no Brasil, segundo pesquisa Deloitte/Revista Exame; conquistou o Prêmio IEL de Estágio, em Pernambuco, de 2015 a 2018; foi destaque, nos dois últimos anos, entre as Melhores Franquias do Brasil, pela Revista PEGN, ficando em primeiro lugar, em 2017, no segmento de ensino técnico; e, no Prêmio JC Recall de Marcas, do Jornal do Commercio (PE), conquistou o primeiro lugar como marca mais lembrada no segmento de ensino técnico profissionalizante, em 2017 e 2018.

Tamanho reconhecimento serve ainda mais de fator motivador para o futuro da rede Grau Educacional, que projeta um grande crescimento de suas franquias até o fim de 2020. A começar pelo Grau Técnico, que possui 22 opções de cursos profissionalizantes e praticamente todo mês inaugura pelo menos uma nova unidade no País. Apenas em São Paulo há uma dezena de unidades em obras, que estarão prontas até no máximo fevereiro de 2019. Outra dezena de unidades já está reservada para esse Estado. Salvador acaba de ganhar uma unidade e mais uma está prestes a ser inaugurada em João Pessoa; outras duas em Fortaleza; e mais duas em Belo Horizonte.

Os empreendedores Emílio Pages e José Orlando veem com ótimas perspectivas os investimentos no mercado paulista. Tanto que, antes mesmo de inaugurar suas primeiras unidades no Estado, ainda este ano, já planejam outras para 2019. “É um projeto grandioso e ousado. Ainda neste segundo semestre de 2018 planejamos abrir duas unidades – Consolação e Santo André – e, até o próximo ano, temos a perspectiva de abrir mais duas unidades – em Pinheiros e Santana – tendo em vista a força e a pujança do mercado de São Paulo”, avalia Emílio. “Começamos pela Consolação, dada a magnitude da cidade e o fácil acesso ao Centro. E, para cobrir a importância do ABC, em função de toda a industrialização que existe lá, planejamos a segunda unidade em Santo André”, explica José Orlando.

Para os clientes que necessitam de uma qualificação imediata para se inserir (ou se reinserir) no mercado de trabalho, o Grau Educacional oferece, desde 2014, a rede de franquia Nível A, escola profissionalizante com mais de 30 cursos práticos e interativos de curta duração, como mecânica de carro e de motocicleta; informática; manutenção de tablets e de Smartphones; refrigeração; eletricista; gastronomia; bombeiro civil; e corte & costura. São cursos livres, porém, que obedecem ao padrão do catálogo de cursos profissionalizantes sugerido pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai).