logo paraiba total
logo paraiba total

Fundação Telefônica Vivo lança Podcasts sobre empreendedorismo para jovens

26 de outubro de 2018


Como posso começar a empreender? Será que empreender é para mim? O que fazer quando as coisas parecem dar errado? É possível dar a volta por cima? Tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática não é um processo fácil e sempre envolve mais perguntas que respostas. Pensando nisso, a Fundação Telefônica Vivo acaba de lançar uma série de três podcasts sobre empreendedorismo, o Pense Grande Podcasts, com histórias de vida, dicas e desabafos de jovens que, ao compartilharem suas experiências sobre negócios sociais, podem inspirar, apoiar e transformar a jornada de quem quer começar a empreender.

A Fundação Telefônica Vivo tem trabalhado com o tema do empreendedorismo social desde 2013 com o programa Pense Grande, que já impactou cerca de 50 mil jovens empreendedores no país. O programa tem atuado no empreendedorismo social orientando jovens a entender fundamentos básicos do empreendedorismo e como desenvolver suas habilidades em prol do próprio negócio e de sua vida. 

Nos podcasts, os jovens encontrarão desabafos, dicas e troca de experiências de quem já iniciou no universo dos empreendimentos sociais. Em cada episódio do Pense Grande Podcasts, jovens que se aventuraram nas mais diversas áreas – da alimentação saudável à programação – com as mais diversas trajetórias, conversam sobre os benefícios, os desafios, a correria, a possibilidade de sucesso e as dificuldades de ser um jovem empreendedor na periferia.

A série conta com Monique Evelle, uma jovem ativista do movimento negro, feminista e empreendedora, conduzindo uma roda de conversa com o tema “Empreender é pra mim?”, ao lado de Isabella Santos, do Pretas Cores e do Sampa Negra, de Luis Henrique Coelho, do Empreende Aí, e de Débora de Ângelo, embaixadora da Rede Pense Grande. 

Outras sugestões de como seguir em frente e como nunca esquecer de suas inspirações e motivações podem ser conferidas no bate-papo entre Iana Chan, do PrograMaria, Fabiano Lopes, do Inspirando Gigantes, e Emanuelly Oliveira, do Social Brasilis, no episódio “Empreender? Não tá fácil pra ninguém”, conduzido por Hamilton Henrique, do Saladorama.

Com mediação de Johnny Borges, do Arq.Futuro, o episódio “Como começar hoje mesmo a empreender?” tem dicas para enfrentar períodos ruins e como começar essa jornada. Para isso, o bate-papo propõe também uma reflexão sobre o futuro dos negócios sociais das convidadas: Danielle Esli, sócia-administrativa da InfoPreta, Ana Carolina Martins, idealizadora do documentário “Visionários da Quebrada”, e Bia Santos, empreendedora da Barkus Educacional.

“O objetivo da Fundação é estimular os jovens a enxergarem o empreendedorismo como uma possibilidade de vida, desenvolvendo comportamentos e atitudes que permitam que eles se reconheçam protagonistas de suas escolhas e, consequentemente, de suas vidas. O Pense Grande já atua nesse sentido em suas frentes do programa e o lançamento dos podcasts como nova linguagem de comunicação reforça nosso desejo de proximidade com as juventudes”, explica Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo. 

A escolha da linguagem em podcasts deve-se, especialmente à conveniência e à liberdade de consumo. É possível ouvi-los facilmente por dispositivos móveis, em movimento, online ou offline. Além disso, os podcasts são fonte de informação de fácil assimilação e, por isso, os ouvintes se sentem mais conectados e energizados após ouvirem as discussões, especialmente devido ao gasto útil do tempo.

Os três episódios, com duração de aproximadamente uma hora cada, estão disponíveis gratuitamente no site da Fundação Telefônica Vivo e podem ser acessados online ou baixados para ouvir offline.