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Mercado da beleza representa 5,6% dos pequenos negócios na Paraíba

26 de outubro de 2018


Com a ascensão do estilo lenhador, característico de homens que gostam de usar barbas grandes e cortes de cabelo ousados, a procura por barbearias com serviços diferenciados também tem crescido. Na Paraíba, existem 6.875 estabelecimentos de cabeleireira, manicure e pedicure, o que inclui barbearias, de acordo com dados da Receita Federal. Somente em Guarabira, Brejo paraibano, foram abertas cinco barbearias em 2018, o que mostra a expansão do setor.

De acordo com a gerente da Agência Regional do Sebrae Paraíba em Guarabira, Jacy Viana, o público masculino está cada dia mais vaidoso e, por isso, investe no visual. “Assim, explica-se o número de barbearias que surgem com perfil inovador e moderno para atender essa clientela exigente e antenada. É importante ressaltar que não basta apenas o investimento em infraestrutura, layouts e produto, mas a capacitação e qualidade dos serviços e o atendimento é que são os grandes fatores que fidelizam a clientela”, afirmou.

O crescimento do segmento de barbearia aliado à oportunidade de negócio fez o carioca Erikson Lima abrir a Barbearia Seu Pimenta, em Guarabira. Localizada no centro da cidade, a Barbearia Seu Pimenta aposta em serviços tais como cortes tradicionais e modernos, barbas diversas, barba terapia e limpeza de pele com máscara negra. Além disso, a proposta é oferecer ao cliente um local de convívio com entretenimento, conforto e bom atendimento.

 “Ao sair do Rio de Janeiro para cá, resolvi abrir um negócio diferente do meu antigo trabalho, que era no ramo de vendas. Como já estava estudando o ramo de barbearia, optei pela área mesmo sendo leigo no assunto. Então, fiz cursos técnicos sobre gestão de salão, profissional de barbearia e o Empretec, ofertado pelo Sebrae, que foi muito importante para dar um ‘start’ no meu negócio. O Empretec me ajudou a conhecer meus pontos positivos e o que podia melhorar”, contou o empreendedor.

Para Erikson Lima, a experiência em vendas desenvolveu habilidades de liderança, gestão de equipes e atendimento ao cliente, essenciais para o seu próprio negócio atual. “A barbearia foi aberta há três meses e ainda estamos batalhando para captação de clientes. Este é um ramo no qual a fidelização dos clientes com as barbearias mais tradicionais é muito forte e trabalhar para ‘trazer’ esses clientes é um grande desafio”, afirmou.

Dessa forma, o empreendedor usa estratégias como cartão fidelidade e divulgação do estabelecimento em diversas mídias e redes sociais. Além disso, o local tem ar despojado e conta com mesa de sinuca, café expresso, bar com bebidas alcoólicas, tira-gostos e decoração temática musical. “Este início não tem sido muito fácil, porém, estamos melhorando e crescendo a cada mês com o nosso trabalho, persistência, divulgação constante e aprimoramento da área. Assim, acreditamos em nos firmar cada vez mais e sermos uma referência e diferencial reconhecida pelos clientes e concorrência”, frisou o empreendedor.