logo paraiba total
logo paraiba total

Projeto paraibano vence prêmio nacional do cooperativismo

31 de outubro de 2018

 A Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Auto Promoção (Coonap) foi uma das sete vencedoras da 11ª edição do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, entregue ontem (30), em Brasília. Sediada em Campina Grande, a Coonap ficou em 1° lugar na categoria Desenvolvimento Sustentável com o projeto “Dessalinizador solar de baixo custo”. A iniciativa, que já recebeu outros dois prêmios nacionais, se destacou entre 437 projetos inscritos por 267 cooperativas de 20 estados brasileiros.

O presidente da cooperativa, Jonas Marques de Araújo Neto, destacou a importância social e ambiental do projeto que já foi premiado também pela Fundação Banco do Brasil. “Estamos bastante felizes porque mais uma vez que viemos a Brasília para receber um prêmio de abrangência nacional referente ao dessalinizador, que é um projeto importantíssimo para o Nordeste brasileiro, onde nós extraímos o sal da água, transformando agua salobra em agua potável para cerca de 200 famílias de um assentamento”, ressaltou.

Ao todo, 21 cooperativas tiveram suas boas práticas reconhecidas nacionalmente pelo prêmio, que é uma iniciativa do Sistema OCB*. “Todas as cooperativas brasileiras e as participantes do Prêmio SomosCoop são vitoriosas, pois o nosso movimento transforma a realidade das comunidades e das regiões onde estão inseridas. A cada dia nossas cooperativas colocam um tijolo na construção de um Brasil cada vez melhor e mais justo. É preciso parabenizar e destacar o trabalho de todas elas, nos 13 ramos de atuação do cooperativismo”, afirmou o presidente do Sistema OCB*, Márcio Lopes de Freitas.

Também presente no evento, o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, destacou que o prêmio representa uma grande vitória para a Paraíba, no contexto do cooperativismo. “Para nós é uma satisfação muito grande ver uma cooperativa de Campina Grande, a Coonap, com muito mérito receber essa premiação. É um prêmio que agrega valor a um trabalho que a cooperativa desenvolve há muitos anos. É um projeto de uma importância enorme que atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, com poucos recursos, mas uma importância social e ambiental enorme.”, afirmou o dirigente estadual.

A cerimônia também marcou o lançamento nacional do selo SomosCoop que vai identificar produtos e serviços de cooperativas.

Sistema OCB* – Formado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).