logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae Paraíba promove Oficina Saberes e Sabores em João Pessoa

5 de novembro de 2018

Integrar o artesanato e a gastronomia, através do design, para o desenvolvimento colaborativo de uma nova coleção de produtos artesanais que melhorem a preparação e a apresentação de pratos típicos da culinária paraibana. Esse é objetivo da Oficina Saberes e Sabores que o Sebrae Paraíba promove na próxima semana em João Pessoa.

O evento, que será realizado para convidados entre os dias cinco e nove de novembro, na The House Mall, contará com a participação de designers, ceramistas, artesãos e profissionais da área de gastronomia. Entre eles, o designer mexicano Daniel Rendón Farfán, o chef paraibano Onildo Rocha, o designer e ceramista cearense Túlio Braga Paracampos e a ceramista de João Pessoa, Gina Dantas.

Segundo Eduardo Barroso Neto, um dos coordenadores do evento, além de divulgar as referências culturais regionais, as peças de artesanato podem agregar valor à gastronomia. “Os pratos da culinária típica brasileira não possuem, salvo pouquíssimas exceções, um modo específico de apresentação à mesa, como é comum em muitos outros países. Isto representa um nicho de mercado ainda pouco explorado, principalmente para recipientes de cerâmica esmaltada e serviços de mesa, tais como: pratos, copos, talheres, toalhas, guardanapos, entre outros”, explicou.

Por sua vez, a gestora do Projeto de Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, salientou que a oficina, cuja proposta tem como objetivo, também, fortalecer o turismo de experiência em João Pessoa, vai dar início a um ciclo de inovação e de produção de uma nova oferta artesanal na capital paraibana. 

“Esperamos constituir uma rede de estabelecimentos credenciados para utilizarem o selo ‘Saberes e Sabores da Paraíba’, agregando valor aos pratos tradicionais da cultura nordestina e gerando uma demanda constante e crescente de produtos artesanais para uso nos restaurantes e hotéis”, ressaltou.

 Serviço

Oficina Saberes e Sabores

Data: 5 a 9 de novembro

Local: The House Mall (Avenida Epitácio Pessoa, nº 1090)