logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba S/A discute sobre o cenário da educação brasileira

13 de novembro de 2018

A educação no País ainda está em constante evolução, pois existe muito o que fazer. Estatísticas mostram que o Brasil avançou nos últimos anos na área da educação, quase todas as crianças têm acesso ao ensino básico no país. No entanto, a desigualdade social ainda é um tema que assola o país, gerando consequência no acesso ao conhecimento. Desta forma, nem toda criança tem acesso livre a educação, de fato essa é a realidade brasileira. O Paraíba S/A, o seu programa de economia, mercado, negócios, carreira e empreendedorismo trás uma discussão sobre a educação brasileira e seus impactos na sociedade e no mercado de trabalho.

No estúdio a diretora geral da Iesp Faculdades, Erika Marques, ressalta a importância da educação e o impacto que ela causa na sociedade. “a educação é a base de tudo, não existe nenhuma área na sociedade que você possa excluí lá o efeito da educação, positivo e negativo. O pilar base de mudança da educação é que antes os alunos eram ensinados a repetir e hoje os alunos são ensinados a transformar,” afirmou Erika Marques.

Afonso Scocuglia, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acrescenta que a evolução da educação na sociedade ainda existe uma contradição, que é marcada pela desigualdade social. “Ao mesmo tempo que temos uma educação cada vez mais tecnológica, por outro lado, de acordo com as pesquisas do Ministério da Educação, nós temos quase ¾ dos brasileiros são analfabetos funcionais. Mesmo com toda tecnologia eles não conseguem interpretar um pequeno texto, tendo em vista isso, temos uma educação que propicia uma desigualdade social, quando ela deveria ser uma lavanca para minimizar essa desigualdade.” Finalizou o professor da UFPB.

O Paraíba S/A também exibe uma reportagem sobre a nova campanha do Hospital Napoleão Laureano para Rede Feminina de combate ao câncer.

Confira a reportagem na íntegra, aqui.