logo paraiba total
logo paraiba total

Empresas digitalizadas têm até 20% de incremento de receita

14 de novembro de 2018


Segundo pesquisa do Sebrae, 44% das micro e pequenas empresas no Brasil ainda fazem a sua contabilidade por meio de cadernos. Apesar dos avanços tecnológicos em praticamente todos os setores, algumas soluções ainda não se consolidaram em meio aos negócios, como poderiam. É o caso da gestão financeira e contábil das MPEs no cenário nacional, já que apenas 17% dos empresários usam sistemas desktop e 4% utilizam aplicativos de celular.

Para Lars Leber, country manager da Intuit no Brasil, esse cenário vem mudando gradativamente no país à medida que a transformação digital avança com as fintechs, ou com a ascensão de novos negócios como o blockchain, a inteligência artificial e a gestão financeira digital com interfaces simplificadas. “Geralmente, os pequenos empresários são especialistas no setor no qual estão inseridos, mas ao se tornarem donos de um negócio, começam a enfrentar dificuldades administrativas, como por exemplo fazer o fluxo de caixa”, comenta Lars Leber.

Em um estudo recente realizado pelo Instituto Locomotiva, o empreendedor digital fatura cerca de 20% a mais do que um empreendedor não-digital, ou seja, àqueles que adotam a digitalização de processos e ferramentas têm mais chance de aumentar sua rentabilidade. “Com a ajuda de um sistema de gestão financeira amigável, fica mais fácil de entender a situação atual das finanças da empresa de forma rápida e otimizada”, aponta Leber.

Abaixo, o executivo comenta os cinco benefícios de usar a tecnologia a favor do gerenciamento financeiro das micro e pequenas empresas:

Mais tempo para cuidar do negócio:

Adotar um sistema de gestão financeira online, como o QuickBooks, é o primeiro passo para a automatização dos processos financeiros e contábeis do negócio. Diferente das planilhas de fluxo de caixa, com a otimização que o sistema oferece, o empresário consegue tomar decisões mais assertivas e, ainda, tem tempo de sobra para cuidar de outras questões do negócio, tais como produção, compras de estoque, marketing e gestão administrativa.

Fluxo de caixa e projeção de resultados:

Ter uma estimativa de receitas e de despesas para os próximos meses é fundamental para o pequeno empresário poder se planejar. Para isso, a atualização diária do fluxo de caixa no sistema é um dos pontos mais importantes. É com ele que o gestor consegue controlar e acompanhar as entradas e saídas, garantir a conciliação bancária e ter uma estimativa do resultado dos meses seguintes, com base nas despesas fixas e nos meios de pagamento, caso a empresa aceite parcelamento, cartão de crédito etc.

Redução de gastos desnecessários:

Outro benefício é a possibilidade de identificar, a partir dos relatórios, onde estão possíveis gargalhos. Com a gestão de estoque, por exemplo, o empresário consegue identificar quais produtos estão parados nas prateleiras e quais têm maior rotatividade. Dessa forma, ele investe com precisão e evita gastos com o que dá menos retorno.

Facilidade na prestação de contas:

Com todas as finanças organizadas, o empresário consegue fazer o balanço mensal com facilidade e até mesmo preparar a documentação para o Imposto de Renda. No caso do QuickBooks, por exemplo, o balanço patrimonial é gerado automaticamente, assim como a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), o que facilita o trabalho contábil e  a prestação de contas para órgãos fiscalizadores no Brasil, o que torna tanto a rotina do empresário como de seu contador muito mais fácil.