logo paraiba total
logo paraiba total

Pesquisa sobre Black Friday realizada pela Samsung revela que eletroeletrônicos e eletrodomésticos são os objetos de desejo de 84% dos consumidores

14 de novembro de 2018

 

A Samsung presente há 31 anos no mercado brasileiro, realizou uma pesquisa inédita sobre o comportamento de compra do consumidor para a Black Friday de 2018. O estudo, feito com 300 pessoas e organizado em parceria com a Bridge Research1, revela que 84% dos entrevistados pretendem adquirir um novo eletroeletrônico ou eletrodoméstico na data que se tornou uma das mais importantes para o comércio brasileiro. 

O momento é esperado por muitos brasileiros que desejam unir bons preços e oportunidades que geralmente não são encontrados ao longo do ano. Por isso, 77% dos entrevistados revelaram se preparar financeiramente durante os meses que antecedem a data para adquirir novos produtos e 63% pretendem antecipar as compras de Natal já na penúltima sexta-feira do mês de novembro.

Entre os itens mais aguardados em 2018 estão os smartphones – mencionados por 75% das pessoas, TVs (58%) e notebooks (36%). Os refrigeradores (26%), tablets (22%) e lavadoras (22%) aparecem na sequência. Para fechar os objetos de desejo, ainda foram citados para este ano os acessórios para smartphones (19%), equipamentos de ar-condicionado (14%) e smartwatches (12%).

Na categoria que lidera as intenções de compras (smartphones), marca e processador dos produtos são itens primordiais para 33% e 50% dos consumidores, respectivamente, seguido por bateria (25%) e câmeras (23%). Para a segunda colocada do ranking (TVs), o tamanho das telas (73%) e a resolução 4K (42%) estão entre os mais relevantes para o consumidor seguido de recursos como navegação na Internet (41%). Já para a compra de notebooks, os usuários avaliam desempenho (54%) e memória (48%) e levam em conta a configuração (38%).

Para os eletrodomésticos, a economia de energia e a capacidade são os itens mais importantes tanto para o investimento em um novo refrigerador quanto em uma nova máquina de lavar – 75% dos usuários consideram a economia de energia em primeiro lugar ao comprar geladeiras, seguido pela capacidade do aparelho (55%) e tamanho do freezer (45%). No caso das máquinas de lavar, 69% dos consumidores avaliam a capacidade do produto (69%) antes de itens como economia de energia (64%) e tecnologias embarcadas no eletrodoméstico (28%).

Em paralelo, o estudo também indica que a desconfiança inicial do brasileiro com os descontos praticados na data parece ter diminuído. De acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados afirmaram que acreditam nos preços sugeridos no período, mas 97% não deixam de comparar os valores dos produtos com outras datas antes de adquiri-los.

Ainda, para a maior parte dos compradores, preço (75%) e marca (50%) são os quesitos mais observados na hora de investir em um novo eletroeletrônico ou eletrodoméstico. Já as preferências por compras em lojas online (58%) e físicas (42%), apesar de se manterem quase equilibradas, não dispensam as pesquisas realizadas pela Internet antes da compra de qualquer produto, conforme revelado por 95% dos participantes do estudo.

Confira a seguir, como a Samsung pode te ajudar na Black Friday 2018:

De acordo com a pesquisa, a Samsung lidera o ranking entre as marcas mais buscadas na compra de smartphones (88%), TVs (83%) e notebooks (78%). Para garantir que a escolha dos produtos seja certeira, a empresa oferece na categoria de TVs, por exemplo, uma ferramenta online exclusiva no site samsung.com.br/4Kdeverdade, que sugere ao usuário qual a TV ideal de acordo com as necessidades e preferências a partir de respostas simples para perguntas como ‘Qual o tamanho de TV que você está procurando’ e ‘O que é mais importante na hora de escolher a TV’. Ao final do questionário, o consumidor receberá uma indicação de modelo, poderá conferir breves explicações das principais funcionalidades e adquirir o produto, com poucos cliques, na loja online da Samsung. Caso prefira ir até uma loja física, a ferramenta possibilita salvar a imagem da TV sugerida para mostrar ao vendedor diretamente na tela do smartphone.

Para os consumidores que ainda estão indecisos e não sabem qual o melhor smartphone para o seu perfil, a Samsung também criou o Galaxy Match. A ferramenta tem o objetivo de ajudar os usuários a encontrar o modelo ideal de acordo com o seu perfil, necessidades e preferências, de forma rápida e intuitiva. A dinâmica é simples. Basta acessar o site https://www.samsung.com.br/blackfriday/, preencher os dados pessoais e responder duas questões. Primeiramente, é preciso informar a faixa de preço que está disposto a investir e, na sequência, assinalar a característica que prioriza em um smartphone como, tela, câmera, bateria ou processador. Pronto, o site apresenta o smartphone ideal para comprar nesta Black Friday.

Pós-venda é diferencial

A pesquisa realizada pela Samsung levantou ainda que 77% dos consumidores têm interesse por marcas que auxiliam os usuários no entendimento dos produtos, ajudando-os na hora da compra; e a atenção de 85% dos entrevistados nos serviços de pós-venda, como assistência técnica e clube de benefícios, ao adquirir um novo produto durante a Black Friday.

Nesse quesito, a Samsung tem como diferencial o Samsung Care, um programa de atendimento e suporte ao consumidor que vai muito além da assistência técnica. Por meio dessa iniciativa, é possível tirar dúvidas sobre produtos e, inclusive, escolher o item mais adequado para cada perfil.

O Samsung Care oferece vários canais de acesso para facilitar o contato do consumidor: call center, mídias sociais, chat, e-mail e lojas físicas Samsung.

Já o Samsung Club é outro programa que oferece vantagens para quem escolhe a Samsung na Black Friday. No clube de benefícios da marca, os consumidores acumulam pontos que podem ser trocados por vantagens e experiências exclusivas.

A empresa oferece ainda aos donos das linhas Galaxy Note e S os serviços do Samsung Concierge², opção exclusiva de pós-venda para produtos selecionados. Caso deseje, o usuário poderá receber um treinamento para uso do produto, solicitar dicas, tudo com um atendimento personalizado por telefone, consultoria remota ou presencial, com um retorno, para qualquer solicitação, em até 48h.  O Samsung Concierge também auxilia o consumidor em configurações, dúvidas e até reparos de notebook. O benefício está disponível para toda a linha de notebooks premium (Style e Odyssey) e para os óculos de realidade mista (HMD).

Para utilizar o atendimento ágil do Samsung Concierge basta acessar o site www.samsungconcierge.com.br e registrar seus produtos. A linha de TVs QLED também conta com o serviço Concierge. Os usuários podem tirar dúvidas de como usar ou instalar a TV e dicas sobre a plataforma Smart Samsung. O benefício também está disponível para a The Frame TV.

Para mais informações, acesse: www.samsung.com/br

1 Pesquisa realizada em parceria com a Bridge Research, entre os dias 26 e 29 de outubro, no formato de estudo quantitativo, com homens e mulheres, das classes ABC, de 18 a 60 anos, em todo o Brasil, com o objetivo de gerar conteúdo sobre o comportamento de compra do consumidor na Black Friday.

² Este Benefício é destinado somente para os consumidores que tenham adquirido e utilizem os Notebooks da Samsung modelos S50, S51 e/ou Odyssey produzidos em território brasileiro, durante o período de 31 de julho de 2017 até 31 de julho de 2019, que contenham os seguintes códigos: NP800G5M-XG1BR; NP800G5M-XG2BR; NP800G5M-XG3BR; NP900X3J-KW1BR; NP900X3N-KW1BR; NP800G5M-XT1BR; NP800G5M-XT2BR; NP800G5M-XT3BR; NP800G5H-XG4BR; XE800ZAA-HC1BR; NP900X3J-KV1BR; NP900X3J-KWPBR; NP900X3T-KW1BR; NP900X5T-KW1BR; NP930QAA-KW1BR; NP900X3L-KW1BR. A Promotora pode, sem aviso prévio, prorrogar ou revogar o presente Benefício a qualquer momento. Este Benefício é válido em todo território nacional / Para os smartphones, este benefício é destinado somente para os consumidores que tenham adquirido e/ou utilizem Smartphones Samsung Galaxy S8, Galaxy S8 Plus e Note 8 produzidos em território brasileiro até o dia 31 de dezembro de 2018 ou Smartphones Samsung Galaxy S9, Galaxy S9 Plus e Note 9 produzidos em território brasileiro até o dia 31 de dezembro de 2019.Saiba mais em http://www.samsungconcierge.com.br

Samsung oferece mais do que produtos para você ir além

A Samsung, líder mundial em tecnologia, oferece um portfólio de produtos para as pessoas desafiarem os seus limites e barreiras para alcançarem seus sonhos e objetivos de vida. A empresa tem a inovação em seu DNA e investe constantemente em pesquisa em desenvolvimento para oferecer o que existe de mais avançado em tecnologia para seus usuários. As pessoas são o foco principal da marca e, por este motivo, a Samsung oferece uma série de serviços, benefícios e experiências exclusivas para os clientes por meio dos programas de pós venda Samsung Care e Samsung Club. Nós fazemos o inesperado para que você faça o impossível. #DoWhatYouCan’t.