logo paraiba total
logo paraiba total

Natural Cotton Color desfila no Brasil Eco Fashion Week 2018, em São Paulo

14 de novembro de 2018


A Natural Cotton Color – moda com algodão colorido orgânico da Paraíba – estará entre as 17 marcas que desfilam durante a Brasil Eco Fashion Week – BEFW. O evento que atrai interessados em moda e engajados em causas socioambientais acontece de 15 a 17 de novembro, no Unibes Cultural, centro de inovação e criatividade da capital paulista. 

Inovação e diversidade é o tema desta segunda edição. De acordo com Fernanda Simon, uma das idealizadoras do evento, o tema reforça a ideia de uma moda inclusiva e agregadora. A inovação, aliada da sustentabilidade, proporciona novas soluções para a moda – que está entre as indústrias mais poluidoras do mundo. O algodão colorido orgânico da Paraíba entra na line up da moda limpa e ecológica produzida no Brasil. 

Cultivado na região do semiárido, a pluma do algodão já nasce colorida sem uso de aditivos ou corantes. Como a cultura não é irrigada, nem há etapa de tingimentos, a economia de água é de 87,5% comparada a produção de tecido de algodão comum, tingido pela indústria. 

Para Francisca Vieira, CEO da Natural Cotton Color, o BEFW é o evento mais importante para a exposição da marca no Brasil. É o momento de apresentar a cadeia produtiva de sua proposta de moda. Uma base coesa que foi pauta no painel sobre Sustentabilidade e Clima da Organização Mundial do Comercio (OMC), em outubro, em Genebra. Uma moda produzida a partir da agricultura familiar, passando pelo trabalho manual, o design, a confecção e a distribuição de produtos. “Esta é a base na qual a nossa empresa funciona e nossa marca existe: um depende do outro para sobreviver. Não é uma produção pontual, como fazem outros estilistas nas outras semanas de moda do Brasil”, diz. 

Toda a cadeia está envolvida no desfile já que a Natural Cotton Color faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) do Algodão Colorido da Paraíba junto com associações e instituições públicas e privadas. 

O desfile da Natural Cotton Color apresenta 30 looks desenvolvidos por Francisca e Rafael Lemos, designer e stylist que prestou consultoria com apoio do Senai-PB. 

“Esta coleção é sobre o uso dos saberes tradicionais e as inovações das técnicas artesanais na moda atual”, explica Francisca. Na primeira parte a ênfase é para o trabalho manual que une com criatividade elementos da cultura local. Em algumas peças, o mamucabo (cintas que sustentam redes de dormir) substituem o lacê (fitas de algodão) das rendas renascença. Na sequência, a renda dialoga com tecidos tecnológicos como o de algodão colorido com poliamida biodegradável. 

Em alguns looks, os pontos da renda renascença foram incrustrados em tecido para eliminar o lacê. Isso porque entre os gargalos na sustentabilidade das rendeiras é o tempo de produção e custo de material. A inovação permite que a execução do trabalho seja mais rápida e aumente a produtividade e, consequentemente, a renda das artesãs. “A renda que levaria 10 dias para ser feita pode ser executada em três dias. Além disso, sem a etapa de pregar o lacê na almofada, o custo cai 40% o que torna a renda renascença economicamente viável para quem compra e para quem faz”, explica Francisca. 

Ao todo, serão mais 40 atividades como talks, palestras e workshops, desfiles e rodadas de negócios com a participação de profissionais de diversas partes do Brasil. 

No showroom, mais de 50 marcas realizarão vendas em atacado e varejo e apresentarão novos projetos. Haverá também a Mostra Moda e Design Sustentáveis, sob a curadoria do Instituto Rio Moda, parceiro do evento.

Nesta edição, o BEFW contará com um espaço dedicado a AMAZÔNIA com programação específica. O evento contará também com o Espaço ECOnomia, realizado em parceria com o Sebrae e que abrigará rodadas de negócio, capacitação para empresários e outras atividades para fomentar o empreendedor do setor. 

O evento conta com o patrocínio master da Lojas Renner, apoio master do Sebrae Nacional e Fundação Hermann Hering, co-patrocínio da Simple Organic, do Shopping Parque da Cidade e Agencia Fotossintese. Apoio da EcoSimple, Farm, Shaire, G Valore Têxtil e Focus Têxtil. 

Confira a programação completa aqui.