logo paraiba total
logo paraiba total

Café com Empreendedoras integrou programação da Semana Global do Empreendedorismo

15 de novembro de 2018

Uma manhã diferente, com histórias de empoderamento e debate sobre empreendedorismo feminino. Este foi o 1º Café com Empreendedoras de João Pessoa, realizado no auditório do Sebrae Paraíba e que contou com a presença de mais de 100 empreendedoras, todas focadas em como fortalecer a presença da mulher no mundo dos negócios. O evento faz parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo, realizado pelo Sebrae Paraíba durante o mês de novembro.

De acordo com a embaixadora da Rede Mulheres Empreendedoras (RME), Alexsandra Gomes, o café conseguiu reunir mulheres interessadas em empreender, mas também em trocar experiências e apoios mútuos, de modo a impactar o ambiente de negócios local para o fortalecimento feminino. “A expectativa em relação a um próximo café é que consigamos ter mais mulheres participando, se conectando e se ajudando. Entre um café e outro, vamos desenvolver ações específicas de porte menor, mas que possam servir como momentos de troca de apoio, ajuda e informação entre as mulheres empreendedoras de João Pessoa”, destacou.

Durante o evento, foram discutidos temas como empreendedorismo no Brasil e em João Pessoa, com a palestra da diretora nacional da RME, Heloísa Moroki; comportamento empreendedor, desafios e ressignificação das dificuldades no empreendedorismo, com palestra de Alexsandra Gomes; e cases de sucesso locais de empreendedoras, como a da jornalista e empresária Andréia Barros. 

“A Rede Mulher Empreendedora trabalha com  mulheres empreendedoras sem discriminação, ou seja, é uma rede inclusiva. Nossa parceria com a RME veio para fortalecer ainda mais a Semana Global do Empreendedorismo porque ressaltamos o empreendedorismo feminino. Essa foi uma forma de levar para as mulheres o que é ser empreendedora e de o Sebrae abrir essa porta, através dos nossos produtos e serviços”, comentou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Niedja Arruda.

Criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm, a Semana Global de Empreendedorismo (SGE) tem como objetivo fortalecer e disseminar a cultura empreendedora no mundo, promovendo diversas ações e mobilizações no mês de novembro. 

Só nos últimos três anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de 10 mil atividades, o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais