logo paraiba total
logo paraiba total

AEF-Brasil fecha convênio com a UFPB e com a Seduc para oferecer curso gratuito para professores

15 de novembro de 2018


Na próxima segunda-feira (20) acontece o 1º Encontro de Educação Financeira – CEEF. Na ocasião, especialistas da área de Educação Financeira estarão reunidos para trocar experiências sobre a temática. Os participantes também irão conferir aula inaugural do curso, com a superintendente da AEF-Brasil, Claudia Forte.

O Curso de Especialização em Educação Financeira é um projeto da AEF-Brasil em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e a Secretaria de Estado da Educação para oferecer Especialização em Educação Financeira para professores da rede pública.

A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a inclusão da Educação Financeira entre os temas transversais, que devem entrar nos currículos das escolas brasileiras nos próximos anos, traz um grande desafio para entidades envolvidas com a temática: garantir a formação do professor. Para vencer esse obstáculo, a AEF-Brasil – Associação de Educação Financeira do Brasil, criou uma rede de Formação em Educação Financeira.

Os cursos já foram lançados em parceria com as universidades e Secretarias de Educação dos estados de Minas Gerais e Tocantins, onde impactaram centenas de professores.

O curso terá um ano de duração e será aplicado nas escolas públicas do estado da Paraíba, com a inserção da Educação Financeira como base da educação infantil e jovem, seja por meio da experiência em sala de aula ou de projetos pedagógicos dos professores da rede pública junto aos alunos e à comunidade.

Para Bruno Frascaroli, Coordenador do curso, “discentes e docentes financeiramente educados podem constituir-se em indivíduos crescentemente autônomos em relação a suas finanças e menos suscetíveis a dívidas descontroladas, fraudes e situações comprometedoras que prejudiquem não só sua própria qualidade de vida, como a de outras pessoas”.

Experiência de sucesso

Referência no ensino de educação financeira no País, o estado de Tocantins sediou o primeiro polo de formação, inaugurado em 2017, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, Juventude e Esportes – TO. Mais de 120 professores já foram impactados pelo curso de especialização para professores e multiplicadores da Rede Pública de Ensino, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Em Minas Gerais, o curso impactou 108 professores.

Promovidos em ambientes virtuais de aprendizagem, em modalidade semipresencial e EaD, os cursos aliam teoria à prática e permitem a troca de experiências e conhecimento. Consideram, essencialmente, a formação para utilização do material didático do Programa Educação Financeira nas Escolas, sua metodologia de aplicação e conteúdos abordados nos livros.

São compostos por ferramentas interativas, com o apoio de material especializado, produzido pelo corpo docente de especialistas em educação financeira indicados pela AEF-Brasil, professores e técnicos das Secretarias de Educação, além de especialistas das Universidades. “promover a formação adequada do professor, que possibilite a ele introduzir os temas transversais de forma eficiente é um dos grandes desafios em sala de aula e a assinatura de convênios como esse e o caminho para alcançar esse objetivo, ” – relata Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

Programação

8h30 – Boas-vindas

9 horas – Trilha Financeira

9h30 – Apresentação do CEEF com professor Bruno Frascaroli

10 horas – Aula inaugural do CEEF – A Estratégia Nacional de Educação Financeira com Claudia Forte

10h40 – Painel I – Projeto Sala de Ações com professor Sinézio Maia

11h40 – Painel II – Projeto Polo de Formação de Professores do Tocantins com a professora Alessandra Camargo

12h20 – Painel III – Projeto de Avaliação de Impacto Social CEEF