logo paraiba total
logo paraiba total

Pouco mais da metade dos pequenos empresários pretende investir em 2019

16 de novembro de 2018

Pouco mais da metade dos pequenos empreendedores planejam fazer algum investimento em seu negócio em 2019. Segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae nesta quarta-feira (14), a parcela dos que devem investir é de 52,8%. O levantamento foi feito com mais de 5,8 mil empresas entre os dias 31 de agosto e 1º de outubro.

A maioria dos que pretendem investir no próximo ano diz que tem o plano de modernizar o negócio, com 51% dos entrevistados. A ampliação da capacidade produtiva é o segundo investimento mais citado, com 23,5% das respostas.

Na divisão por setores, o comércio é apontado na pesquisa como o que tem maior percentual de empresários que pretendem investir: 55%. No setor de serviços, são 53% e na indústria, 50%.

Em um levantamento considerando as empresas maiores, os empresários que dizem que pretendem investir em 2019 também são maioria – 97%, segundo pesquisa divulgada pela Deloitte.

Segundo o levantamento do Sebrae, a maior parte (46%) das empresas que pretende investir em 2019 vai destinar para as inovações um valor inferior a R$ 20 mil. Já outros 16% ainda não sabem quantificar o montante de que vão dispor para investir.

A pesquisa também mostra que um a cada quatro pequenos empresários chegaram a atrasar algum pagamento em 2018. Entre os que ficaram com pendências, 77% conseguiu negociar o débito com o credor.

Já os que afirmam ter pagamentos em atraso no momento são 15%. O dado considera pequenos empresários que estejam com algum pagamento atrasado há mais de três meses. Entre eles, 90% culpam a crise econômica pela situação. Outros 3% afirmam que esqueceram de pagar.