logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba S/A aborda empreendedorismo no Brasil

19 de novembro de 2018


Qualquer pessoa pode ser empreendedor (a), inclusive o Brasil é o país que lidera o ranking de empreendedorismo. Porém, para ser um empresário (a) de sucesso é necessário conhecer algumas informações desse mundo amplo, que é o empreendedorismo. O empreendedorismo sempre foi e sempre será a mola propulsora da economia em todo mundo. Na Semana Global de Empreendedorismo, comemorada em todo o mundo, algumas destas ações serão realizadas aqui na capital paraibana. Com isso, o Paraíba S/A, o seu programa de economia, mercado, negócios, carreira e empreendedorismo, trás uma abordagem sobre a força que o empreendedorismo tem no Brasil e na Paraíba.

No estúdio o consultor organizacional, Eliabe Afonso e a analista do Sebrae Paraíba, Nelijane Ricarte, discutem um pouco sobre a forte influência do empreendedorismo como bem comum para sociedade. Eles ressaltaram que antigamente o empreendedorismo só existia por consequência da necessidade, principalmente, pela crise econômica e a falta de emprego.  “Falar em crise, é falar no momento de empreender. Inicialmente, as pessoas tinham uma perspectiva de empreender através da influência da necessidade, depois percebemos que aqui na Paraíba isso sofreu uma grande evolução, as pessoas passaram a despertar o empreendedorismo como um sonho a ser conquistado, ” disse Eliabe Afonso.

A analista do Sebrae Paraíba, acrescenta que o empreender por consequência da crise existe justamente porque a crise oferece lacunas para que o empreendedor lance um novo negócio para sociedade. De acordo com Nelijane, o Brasil é um País empreendedor e aqui na Paraíba teve um enorme crescimento. As pessoas estão em busca do acesso a informação, ou seja, no início o empreendimento existia por causa exclusivamente da necessidade, hoje, as pessoas acabaram transformando isso em oportunidade, através de capacitações e novos estudos para abrir seu próprio negócio.  “O empreendedorismo é importante por que ele traz a mudança de comportamento e a cultura empreendedora. E é para isso que a Semana Global existe, para exaltar esse momento de disseminar essa cultura nesses países que estão participando, inclusive, são mais de 160 países, ” finalizou Nelijane Ricarte.

Semana Global do Empreendedorismo é comemorada no mês de novembro, considerada um dos maiores eventos empreendedores, a Semana Global do Empreendedorismo aconteceu de 5 a 9 de novembro e levou ações em todo o mundo, inclusive aqui em João Pessoa. 

O Paraíba S/A traz também uma reportagem sobre uma nova profissão: a de personal organizer. Vamos demonstrar como surgiu essa nova função e como esse mercado de trabalho.

Confira a reportagem na íntegra, aqui.