logo paraiba total
logo paraiba total

Tecnologia é essencial para construir um ambiente de trabalho saudável

20 de novembro de 2018


O uso excessivo de redes sociais, por exemplo, pode contribuir para a distração dos funcionários e até causar desconforto entre os colegas.

Criar um ambiente corporativo confortável, organizado e altamente conectado é um dos requisitos para manter o ânimo dos funcionários. Uma recente pesquisa da Universidade de Warwick, no Reino Unido, constatou que empregados felizes conseguem ser 12% mais produtivos durante o trabalho. Já o empregado infeliz é 10% menos produtivo. A felicidade, muitas vezes, está ligada ao ambiente de trabalho – como a comunicação interna e a transparência na relação entre empresa e empregados – e esses aspectos podem ser aprimorados com o uso da tecnologia.

Para melhorar a comunicação entre gestores e funcionários, as companhias vêm investindo em diversos softwares corporativos. Um exemplo é a versão Business do Skype, que vem com funcionalidades extras para otimizar a comunicação interna. O programa permite agendar reuniões, fazer chamadas de vídeo com até 250 pessoas, entre outras ferramentas.

Outra opção para empresas que desejam manter os funcionários em contato é investir em softwares de compartilhamento de arquivos em nuvem, como o HOM, criado por uma startup brasileira. O HOM ainda possui funcionalidades específicas para quem trabalha em home office, melhorando a comunicação entre funcionário e empresa e tornando essa modalidade de serviço ainda mais transparente, por meio de registros de horários, relatórios de produtividade e acompanhamento de atividades.

O uso de gadgets muitas vezes contribui para agilizar tarefas, permitindo que as pessoas possam se dedicar a funções mais importantes. Um gadget útil é a caneta digital, capaz de captar o que alguém está escrevendo e automaticamente transcrever o texto para uma versão digital. A vantagem é que ela ajuda a racionalizar o uso de papel e, consequentemente, diminui a produção de lixo – além de economizar espaço em prateleiras e mesas. Outra opção que ajuda a diminuir a quantidade de papeis no escritório é um scanner portátil. Com ele, o conteúdo impresso em papel é automaticamente transferido para um computador ou smartphone.

Cientes da importância de ter um bom ambiente de trabalho, as grandes empresas já vêm investindo em escritórios mais agradáveis, que estimulam a criatividade e a produtividade. A Amazon, com seu projeto de sede-floresta, em Seattle, e o Google, que disponibiliza em seus espaços videogames, mesas de sinuca e decorações inovadoras são dois bons exemplos. Relatório da organização britânica Great Place to Work, que tem como objetivo incentivar ambientes de trabalho saudáveis, aponta que a melhora no ambiente corporativo diminui os dias de afastamento por doença de 6,3 por ano para 2,7 por ano, em média. A British Heart Fundation, outra instituição britânica da área, também comenta que a satisfação dos funcionários aumenta 25% em ambientes descontraídos, com resultados visíveis na produtividade da companhia.

É importante observar que o uso da tecnologia deve ser planejado e controlado. O uso excessivo de redes sociais, por exemplo, pode contribuir para a distração dos funcionários e até causar desconforto entre colegas. Portanto, é preciso haver equilíbrio e consenso de toda a equipe na hora de adotar novos procedimentos tecnológicos dentro do escritório.