logo paraiba total
logo paraiba total

Inovação e sustentabilidade dão o tom da Construcon 2018

30 de novembro de 2018

Que tal aliar sustentabilidade, design e arquitetura na construção de um imóvel e modernizar o ambiente por meio de cerâmica rústica? Ou assistir a palestras que vão aprimorar o planejamento e as técnicas utilizadas durante a construção de um edifício? Tudo isso poderá ser encontrado na Feira Brasileira da Construção Civil e Arquitetura – Construcon 2018 e no III Congresso Nacional de Construção de Edifícios (Conaced), ambos em realização no Centro de Convenções de João Pessoa, numa parceria entre Sebrae Paraíba, Luz Criações e UFPB.

Com a proposta de discutir e movimentar a cadeia da indústria da construção civil na Paraíba, os eventos seguem até o próximo sábado (01), com palestras, workshops e exposição de produtos de fornecedores do setor. Um deles é o Obi Revestimentos, linha de produtos rústicos e sustentáveis da cerâmica Salema. De acordo com o diretor da empresa, João Neto, que é atendido pelo projeto da indústria da construção civil desenvolvido pelo Sebrae Paraíba, o foco da linha é unir design e inovação em peças produzidas com elementos naturais e recicláveis em sua composição.

“Sentimos a demanda do mercado por peças finas e exclusivas para serem expostas e que, ao mesmo tempo, deixassem o ambiente orgânico. É uma novidade que percebemos uma boa aceitação no mercado e, inclusive, vendemos para outros estados. A ideia da Obi foi entrar nesse conceito do design, inovação e arquitetura, trazendo valor agregado ao produto. Nossa expectativa para a feira é ampliar a rede de contatos. A iniciativa do Sebrae Paraíba em trabalhar diversos segmentos da cadeia da construção civil num mesmo projeto é muito boa e fortalece cada vez mais o setor local”, afirmou o empreendedor.

Para a gestora do projeto da indústria da construção civil do Sebrae Paraíba, Gorete Cirino, que também organiza o Construcon 2018, é primordial reunir, em um só espaço, profissionais do mercado que atuam no setor e a academia, que pensa o setor e suas inovações. “A Construcon permite aliar a teoria e a prática e estreita os laços entre setor produtivo e academia. Já existe uma parceria entre a Associação dos Construtores e Incorporadores da Construção Civil Leve de João Pessoa (ACL) e a UFPB, com a realização de palestras mensais para profissionais do setor”, comentou.

Abertura

Na tarde desta quinta-feira (29), foi realizada a abertura oficial da Construcon e do III Conaced, com a participação dos apoiadores dos eventos. O secretário de estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Zenildo Oliveira, ressaltou que a Paraíba está se consolidando na rota nacional do turismo de eventos. “Temos condições de receber um grande evento como esse, no qual vemos o público jovem e profissionais buscando capacitação e desenvolvimento, além de empresas locais e de outros estados expondo produtos e movimentando a cadeia da construção civil”, afirmou.

O professor de Engenharia Civil da UFPB, que coordena o III Conaced, Claudino Lins, frisou a multidisciplinaridade do congresso, que vai abordar temas como sustentabilidade, Lean Construction (construção enxuta), projetos e execução de estrutura e fundação, além de arquitetura e tecnologia na construção civil, a exemplo de automação de edifícios.

“As palestras vão abordar o uso da tecnologia dos edifícios para torná-los mais sustentáveis, com redução do consumo energético, aumento da captação e reuso de águas pluviais, entre outras técnicas. A Lean Construction, por exemplo, aborda aspectos como redução de custos e do desperdício, e tudo isso perpassa por um melhor planejamento da obra. A junção do congresso com a feira de construção foi salutar porque consegue unir mercado, setor produtivo e conhecimento técnico científico gerado na academia”, disse Lins.

“Nosso evento é um importante ponto de convergência entre os profissionais do setor. Queremos aproveitar esse momento para que o segmento esteja preparado para os novos desafios do mercado”, explicou Will Fonseca, um dos organizadores do evento. A Construcon 2018 e o III Conaced são voltados a construtores, arquitetos, engenheiros e demais interessados no mercado da construção civil no estado. Entre os parceiros do evento, estão Sinduscon, Antac, Crea-PB, ACL-PB, CAU-PB, Mútua, Secovi-PB e Coopcon-PB.