logo paraiba total
logo paraiba total

Calor eleva consumo de energia elétrica

3 de dezembro de 2018

O verão ainda nem chegou e já é notável o quanto a temperatura subiu. Da capital ao interior, o calor está sendo sentido de forma mais intensa por todos, e umas das consequências dessa mudança brusca de temperatura é o aumento no consumo de energia elétrica, o que eleva o valor das faturas.                                            

“É importante esclarecer que não houve aumento na tarifa. O único aumento autorizado pela Aneel foi o reajuste que acontece todos os anos no mês de agosto. Em novembro, a Aneel mudou a bandeira tarifária de vermelha para amarela, mas é importante não relaxar com relação ao controle no consumo de energia. Quem percebeu algum aumento na fatura precisa ficar ainda mais atento ao consumo. Nesse período muito quente é comum usarmos mais o ventilador, o ar-condicionado e abrirmos mais a geladeira”, comenta Bruno Duarte Correa, coordenador do departamento de Operações do Oeste.

Além da maior utilização de eletrônicos e eletrodomésticos, Bruno explica que em um ambiente mais quente os aparelhos consomem mais energia para funcionar com a mesma qualidade. “O motor da geladeira, por exemplo, precisa funcionar com mais intensidade para manter a temperatura baixa em face do calor do ambiente. Então, devemos mesmo ficar alertas”, explica o coordenador.

Aquelas dicas já conhecidas por muitos podem ajudar a reduzir o preço final da conta: não deixar aparelhos em modo stand-by, trocar lâmpadas fluorescentes por de LED, evitar abrir geladeira constantemente, juntar muitas roupas para ligar o ferro de passar, usar a máquina de lavar na função lavagem rápida, usar o ar-condicionado na temperatura 23º e programá-lo para desligar de madrugada.