logo paraiba total
logo paraiba total

Especialista aponta benefícios da cirurgia ortognática para a saúde e estética

3 de dezembro de 2018

Com o objetivo de promover o equilíbrio anatômico da face e das deformidades das articulações temporomandibulares, a cirurgia ortognática reposiciona a forma da maxila e mandíbula para garantir a saúde das articulações temporomandibulares. O procedimento deve ser planejado em conjunto com a ortodontia e requer avaliações e planejamento. Confira a entrevista com Ruy Veras Filho, cirurgião bucomaxilofacial da OdontoGalerie, clínica odontológica especializada em exclusivo tratamento ortodôntico.

Como é possível identificar a necessidade do paciente em realizar a cirurgia ortognática?

 O primeiro passo é a análise computadorizada por meio da tomografia em 3D, que proporciona a previsibilidade dos resultados e a possibilidade de simular diferentes alternativas de tratamento de uma maneira simples e rápida. É algo essencial para o início do processo.

O procedimento é acompanhado por um ou mais profissionais?

Todo o processo é acompanhado por uma equipe de profissionais capacitados para atingir o melhor resultado.  A partir do diagnóstico, uma equipe com cirurgião, ortodontista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, otorrino e psicólogo, acompanha cada etapa do tratamento para dar total apoio ao paciente.

Após o processo de avaliação, qual o primeiro passo a seguir?

Primeiramente, o alinhamento dos dentes. Sempre sob o cuidado do ortodontista para ter o  encaixe correto quando os maxilares forem reposicionados pela cirurgia. Já o cirurgião bucomaxilofacial é o responsável por reposicionar os ossos da face de forma que os dentes e os maxilares estejam corretamente alinhados. É um trabalho de equipe.

A cirugia ortognatica é indicada para quais pacientes? A partir de que idade?

O procedimento é indicado para pessoas que possuem desarmonia facial devido ao crescimento desproporcional de alguns dos ossos que envolvem a face, como mandíbula, maxilar, queixo ou nariz. A assimetria facial começa durante a fase de crescimento e se estabiliza na idade adulta, comprometendo a harmonia e a beleza do rosto.

O procedimento traz benefícios para a saúde ou só estética?

Além da questão estética, a alteração dos ossos da face causa outros problemas que afetam a saúde e o bem-estar dos pacientes. Além de melhorar a harmonia na face do paciente e tratar doenças, a cirurgia ortognática pode prevenir problemas futuros, como a retração da gengiva, desgaste e artrose na articulação temporomandibular. Com a cirurgia, conseguimos resolver o problema do paciente e, ainda, melhorar a autoestima.

Para saber mais sobre a cirurgia ortognática e os benefícios para a saúde e estética, a OdontoGalerie fica na Avenida Monteiro da Franca, 424 – Manaíra. O telefone é (83) 3031-0055.