logo paraiba total
logo paraiba total

Fest Aruanda abre programação de oficinas com tema cinema feminista

7 de dezembro de 2018

Cerca de 40 pessoas participaram da primeira oficina oferecida pelo Fest Aruanda 2018, maior evento de audiovisual paraibano, que vai até o dia 12 de dezembro. A atividade começou nesta quinta-feira (6) e vai até a sexta- feira (7), no auditório do Espaço Cultural.

Produtores de cinema, artistas, estudantes de cinema e simpatizantes do movimento feminista de diversas cidades do Brasil foram participar da oficina oferecida pela cineasta Marília Rocha, que concebeu quatro longas, três documentários e uma ficção. O evento teve por objetivo principal mostrar no contexto atual produções que são dirigidas por mulheres ou que tenham a participação ativa delas no enredo. Durante a oficina foi transmitido um curta-metragem de 5 minutos intitulado “Travessia”, que gira em torno de uma mulher negra que não encontrava representatividade e reconhecimento. “Antes de falar sobre roteiros e produções de filmes, vamos falar sobre igualdade de oportunidades, a nossa desigualdade é muito óbvia”, disparou a cineasta. Segundo ela, até nas narrativas cinematográficas as personagens femininas não representam a mulher –  nelas, sempre ou quase sempre as mulheres desenvolvem um diálogo sobre homens. “Os diretores não se interessam por uma personagem feminina minimamente ativa, não possuem nome e estão ali apenas para se relacionar com os homens ou falar sobre eles”, lamenta.

Durante a palestra, Marília fez uma crítica a alguns filmes que tem a participação de mulheres no Brasil. “Podem ser filmes femininos, não feministas”, relatou. Os filmes criticados têm participação ativa de mulheres, mas segundo a cineasta, ou elas são destacadas sozinhas, não interagem com outras ou apenas se relacionam com um homem, não é dada a devida importância.

Fest Aruanda – O Fest Aruanda conta com uma programação vasta até o dia 12 de dezembro, com mais de 30 filmes, todos gratuitos. O evento tem patrocínio Master do grupo Energisa, co-patrocínio do Armazém Paraíba e apoios da UFPB e da CGU. O site completo é www.festaruanda.com.br e no perfil do Instagram @festaruanda