logo paraiba total
logo paraiba total

Aceleradoras acreditam na força dos negócios e ganham destaque no mercado

11 de dezembro de 2018

Elevar a empresa a um estágio mais avançado em pouco tempo e pelos caminhos mais adequados é o sonho de todo empreendedor. Por isso, as aceleradoras de negócios estão ganhando destaque no mercado por apresentar soluções que constroem e consolidam empresas em negócios estáveis e autossuficientes. “Oportunidades de orientação, mentorias e investimento são alguns dos benefícios que uma aceleradora de negócios proporciona às empresas em crescimento. Além de oferecer acesso a recursos logísticos, técnicos e, em alguns casos, espaço físico compartilhado, a aceleradora tem a função de conectar as empresas à redes de negócios cuja experiência pode ser utilizada para o crescimento ou troca de informações voltadas ao desenvolvimento da startup”, explica Christian Fujiy, sócio da Be.labs, aceleradora que atende empresas lideradas por mulheres e em busca de turbinar os negócios e fortalecer a estrutura para melhorar a performance.

Segundo o IBGE, mais de 60% das empresas de pequeno porte não sobrevivem por mais de cinco anos e, de acordo com o Sebrae, as principais causas são a falta de planejamento dos negócios, capacitação em gestão empresarial e a própria gestão do negócio. “O conceito de aceleração busca ajudar nesse processo de planejamento, gestão e validação do seu negócio, buscando elevar essa taxa de sucesso. Algumas aceleradoras já mostram números positivos, porém, em um mercado competitivo e aberto, o sucesso nunca pode ser garantido, mas os riscos, com certeza, podem e devem ser minimizados”, afirma Christian. 

Segundo ele, as empresas que participam dos processos de aceleração são, na maioria das vezes, start-ups que ultrapassaram os estágios iniciais de desenvolvimento. “Elas basicamente entram em sua ‘adolescência’, o que significa que elas podem caminhar sozinhas, mas precisam de orientação e apoio dos colegas para ganhar força”, ressalta. Chrstian indica o processo de pré-aceleração para empresas menos desenvolvidas ou empreendedoras com uma ideia pronta que querem transformar em negócio. “Este processo é fundamental para que  se tenha todo o apoio técnico e metodológico necessário para iniciar ou desenvolver esses empreendimentos”, garante.

No mercado há seis meses, a Be.labs oferece pacotes de aceleração, consultorias e estratégias de marketing, gestão inovadora e acessível. Além disso, já conta com parceiros internacionais reconhecidos, como SAP Next Gen, empresa Alemã de alcance global, Google Cloud Platform, AWS Activate da Amazon e Perestroika. “Trabalhamos em conjunto com as aceleradas no planejamento estratégico, validações dos problemas, composição de personas, modelagem canvas do negócio MVP (Minimum Viable Product, o produto mínimo viável),  e marketing digital. Além das sessões de mentoria e do networking gerado pelo ecossistema de aceleradas”, conta. O programa de aceleração pode durar de um a seis meses. “O objetivo é que as empresas estejam prontas para caminhar sozinhas com forte posicionamento para reivindicar uma fatia de seus mercados-alvo”, afirma Christian, que pontua os benefícios do processo para as aceleradas. “Mentoria e networking, apoio financeiro direto ou indireto e acompanhamento são algumas oportunidades para as empresas”, conta. Christian reforça ainda importância do acompanhamento da aceleradora. “Esta etapa envolve processos de avaliação dos estágios em que se encontram cada projeto e apoio específico para a continuidade nas próximas fases”. 

Pacotes customizados – Segundo Christian, os programas oferecidos pela Be.Labs para a aceleração das empresas obedecem a cada nível de negócios e diagnósticos. “Cada startup tem sua necessidade e, por isso, desenvolvemos três frentes: a Be.lieve, a Be.powerful e  a Be.yond”, além de um pacote específico customizado para grandes empresas chamado “LEAD In-company”,  detalha.  No Be.lieve, que significa “acredite”, a aceleradora oferece quatro semanas de pré-aceleração, com direito a autoavaliação profissional e pessoal, modelo visual de negócios, workshops, suporte no branding, início do desenvolvimento do MVP, introdução ao marketing digital, mentorias especializadas e plano de ações.  No Be.powerful, que significa  “empodere-se”, são oferecidas 12 semanas de aceleração, com direito a autoavaliação pessoal e profissional, modelo visual de negócios, workshops, suporte no branding, auxílio no ciclo de desenvolvimento e teste do produto e/ou serviço (MVP), suporte, pesquisa de mercado, introdução ao marketing digital, plano de ação para mídia digital e introdução ao gerenciamento financeiro e mentorias especializadas. No Be.yond, que significa “além”, a aceleradora oferece 16 semanas de aceleração, que engloba os dois pacotem anteriores  possibilidade de capital semente e preparação para o pitching para o investidor.

A Be.Labs Aceleradora fica localizada na Rua Juvenal Mário da Silva, 1145, sala 201, Manaíra, João Pessoa. O telefone é  ?(83) 99697- 0712?. www.belabs.org . Instagram: @be.labs  linkedin: linkedin.com/company/belabsaceleradora