Linguagem
Trilogia musical

Fest Aruanda encerra em “ritmo de aventura”

Tarde e noite deste último dia de festival lembram filmes e músicas de Roberto Carlos

Finalizando as atividades de sua 13ª edição, o Fest Aruanda exibirá durante esta quarta-feira (12), em homenagem ao saudoso diretor e produtor Roberto Farias, filmes estrelados pelo rei, o cantor Roberto Carlos. A parceria entre os dois iniciou no final dos anos 60, quando Farias convidou o cantor a protagonizar o filme “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura”, trama embalada por canções da dupla Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Farias e Roberto lançaram ainda mais dois filmes juntos, completando uma trilogia musical de sucesso com os longas "Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa", contanto também com Erasmo Carlos e a cantora Wanderléa no elenco, e "Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora", sendo esse grande sucesso de público com mais de 2.785.922 espectadores, se tornando o filme mais assistido de 1971.

Em comunicado oficial, o Rei falou sobre sua admiração pelo diretor, falecido em maio deste ano. “Fizemos três filmes juntos. Desse convívio, nasceu uma amizade e um respeito muito grande entre nós. Além de grande diretor, era uma pessoa de muitas qualidades, amável, espirituoso, enfim, um cara muito bacana”, comentou ele.

Em reconhecimento a grande contribuição de Roberto Farias ao cenário cinematográfico nacional, tendo sido inclusive diretor-presidente da Academia Brasileira de Cinema, o Fest Aruanda entregará como homenagem póstuma o Troféu Aruanda Roberto Farias à sua filha Marise Farias, também cineasta.


Veja a programação completa desta quarta-feira (12):

11H30 DIÁLOGOS AUDIOVISUAIS ARUANDA-ENERGISA II

Tema: Roberto Farias: Um Diretor em Ritmo de Aventura; Possibilidades e Limites das Cinebiografias de Artistas e Gêneros Musicais Brasileiros.

Mesa: Paulo César de Araújo (pesquisador e escritor) Hélio Pitanga (diretor), Marco Abujamra (diretor e produtor), Marise Farias (produtora e cineasta) e Fernando Trevas (professor e pesquisador).

Moderador: Walter Galvão (jornalista)

Local: Auditório do Hotel Nord Luxxor Cabo Branco

14H00 SESSÃO ESPECIAL: HOMENAGEADOS: DIRETOR ROBERTO FARIAS

Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (FIC, RJ, 1968, 100 min, 12 anos), de Roberto Farias

16h00 – Sessão Especial: Energisa - Memória do Cinema Brasileiro

Humberto Mauro (DOC, RJ, 2018, 90 minutos, livre), com apresentação do diretor André di Mauro

Local: Auditório do Hotel Nord Luxxor Cabo Branco

20H00 SOLENIDADE DE HOMENAGEM

Troféu Aruanda Roberto Farias – Pela Contribuição e Amor ao Cinema Brasileiro que será recebido pela cineasta e produtora Marise Farias (filha do homenageado).


Exibição Hors Concurs do curta-metragem Dá Licença pra Contar, de Pedro Serrano.


Filme de Encerramento:

Exibição do longa-metragem: Roberto Carlos a Trezentos Quilômetros Por Hora, de Roberto Farias




Assessoria