logo paraiba total
logo paraiba total

Empreendedor deve fazer planejamento empresarial para 2019 antecipadamente

13 de dezembro de 2018

O Planejamento Empresarial é utilizado para antecipar quais os passos necessários para guiar a empresa pelo melhor caminho até que seus objetivos sejam alcançados. É por meio dele que as estratégias são definidas. Por todas as suas características, o planejamento empresarial é indispensável em qualquer negócio, não importando o porte, área de atividade ou tempo de fundação. Por isso, ele precisa estar sob execução constante em todos os departamentos da empresa.

Haroldo Matsumoto, sócio-diretor e especialista em gestão de negócios da Prosphera Educação Corporativa, afirma que fazer um planejamento completo e com regularidade é essencial para manter o crescimento do negócio e evitar perda de tempo, esforço e investimento. Dado o atual contexto econômico, o planejamento empresarial serve para ajudar a manter a empresa saudável e preparada para contornar qualquer adversidade.

Para começar, é preciso ter em mente que todos os departamentos da empresa são de suma importância para mantê-la funcionando bem. Um bom Planejamento Empresarial ajuda a equipe a identificar falhas nos processos e se antecipar a possíveis problemas. Com ele também é possível evitar retrabalho por parte dos colaboradores e direcionar esforços para questões que realmente merecem atenção.

Para montar o planejamento, é importante levar em conta o porte da empresa, quantidade de colaboradores, portfólio, nicho de mercado, entre outros. Também é preciso considerar os departamentos e pessoas envolvidos em cada tarefa, as ações que mais valem a pena investir, como executá-las e fazer com que funcionem bem.

Com um planejamento bem feito, de acordo com Haroldo Matsumoto, fica mais simples solucionar problemas, eliminar retrabalho e esforço em tarefas que não trazem retorno, economizar recursos e distribuir melhor tanto esses recursos quanto as tarefas entre os departamentos. Além disso, um bom planejamento empresarial ajuda a integrar os colaboradores na cultura da empresa.