logo paraiba total
logo paraiba total

Especialista orienta como escola pode auxiliar crianças com suas inseguranças

13 de dezembro de 2018

Já parou para pensar no significado de “insegurança”? De acordo com especialistas, trata-se de um estado emocional no qual a pessoa apresenta um sentimento de inferioridade. A pessoa sente que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amada, aceita ou reconhecida. A insegurança acaba acarretando em um sentimento de incapacidade e de não merecimento. Se pensarmos em Inteligência Emocional, a insegurança é resultado do medo. Pode ser medo de fracassar, de se frustrar, de desistir, de ser rejeitado, de ouvir críticas, de perder alguém importante. O medo é uma emoção importante, que nos protege de situações que trazem riscos, faz com que pensemos antes de agir e que pode nos impulsionar para a ação ou nos paralisar.

No caso das crianças em idade escolar, saber a causa e os sintomas da insegurança, permitem aos adultos (pais, responsáveis, professores e outros) ajuda-las a recuperar a confiança em si mesmas e a sentirem que são valiosos para quem está à sua volta, seja na família, co os coleguinhas, etc.

De acordo com Sueli Conte, psicopedagoga, diretora geral e mantenedora do Colégio Renovação – instituição com mais de 30 anos de atuação do Ensino Infantil ao Médio – fatores que podem levar as crianças a se sentirem inseguras são:

– Estilo educativo severo, autoritário e superprotetor. Normalmente, a criança deixa de desenvolver autonomia, passa a não tomar as próprias decisões. Com o tempo, surgem os sentimentos de inferioridade, o medo de errar e a perda de confiança e da autoestima.

– Falta de afeto e carinho. O excesso de críticas ou até de humilhações fazem com que a criança entenda que não é querida ou importante para seus pais, o que desperta a insegurança nos pequenos. Quando em desequilíbrio emocional, as habilidades sócio-emocionais deixam de ser desenvolvidas e a criança é prejudicada.

– Comparações com irmãos, primos e colegas. O nascimento de um irmão pode provocar insegurança em uma criança que pensa que já não é suficiente para os seus pais. Isso acontece por conta da atenção que o recém-nascido exige. Quando os pais comparam habilidades e qualidades dos filhos e menosprezam suas capacidades, valorizando o outro, o sentimento de insegurança pode se tornar crônico.

A especialista ressalta que uma criança insegura duvida muito diante de qualquer decisão que precise tomar; apaga ou risca muito seus desenhos ou exercícios escolares; tem medo de errar e prefere não se manifestar a correr o risco; frustra-se facilmente; tem baixo rendimento escolar; é altamente dependente; demora a fazer amigos e quando o faz são crianças com menos idade; as vezes, expressa insegurança com desobediência, agressividade ou ao contrário, sente vergonha, é passiva e submissa; não acredita em si mesma; tem pesadelos ou problemas para dormir.

Para Sueli Conte, as crianças precisam se sentir queridas e estimadas, especialmente pela família. Para sanar um quadro de insegurança ela recomenda, de modo geral, o diálogo e atitudes dos familiares que fortaleçam o lado socioemocional. Isso significa, falar sobre as inseguranças e temores que elas sentem e ajuda-las a ver suas qualidades. Vale delegar tarefas e permitir que ela crie independência. Isso também deve ser trabalhado na escola, em sala de aula. Pequenas tarefas, como ajudar a professora a recolher as agendas dos alunos, ser o auxiliar do dia, ser representante de classe, ser um dos escolhidos para recepcionar novos alunos, entre outras ações, reforçam sua importância perante os demais e os levam a sentirem reconhecidos.

Outro caminho importante é estabelecer laços afetivos. Seja com os pais, professores, colegas de classe, entre outros. Tudo que é feito por meio de ações de carinho, proteção moderada e estabilidade emocional traz bons resultados.

A integração entre família e escola é outro ponto importante na visão da psicopedagoga. É por meio da ação conjunta que pais e educadores conseguem atacar as causas da insegurança das crianças e podem colaborar para o equilíbrio emocional dela.