Linguagem
Artes visuais

Prefeitura de João Pessoa lança edital para seleção de exposições para a Galeria Casarão 34

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro

Foto: divulgacao
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), lançou o edital que vai selecionar quatro propostas de exposições de artes visuais, sejam individuais ou coletivas, para ocupar temporariamente a Galeria Casarão 34 em 2019.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro de 2019 na Galeria Casarão 34 (Rua Visconde de Pelotas, Praça Dom Adauto, 34, Centro), no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h, sempre de segunda a sexta-feira, ou por postagem registrada até o último dia do prazo de inscrição, conforme o Edital 09/2018.

As propostas inscritas serão submetidas a duas comissões de análise designadas pela diretoria da Funjope: a Comissão de Habilitação Documental e Comissão de Seleção de Mérito Estético. Os proponentes podem inscrever até duas propostas, uma individual outra coletiva, mas apenas uma delas poderá ser selecionada.

As propostas devem contemplar as diversas linguagens artísticas contemporâneas (desenho, pintura, escultura, fotografia, gravura, objeto, instalação, videoarte, performance, etc) e devem ser inéditas no município de João Pessoa. Cada proponente selecionado vai receber uma premiação de R$ 5 mil, totalizando R$ 20 mil.

De acordo com o diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity, o Casarão 34 vem cumprindo sua função como galeria de arte e o edital reforça isso. “Esse edital consolida o papel do Casarão 34, que logo em janeiro de 2019 também receberá a 16ªedição do Salão Municipal de Artes Plásticas, edição que estará focada em valorizar a jovem produção paraibana”, disse.

Segundo a diretora da Galeria Casarão 34, Valquíria Farias, o lançamento do primeiro edital de ocupação reforça o trabalho da Funjope na área de artes visuais. Para ela, o edital “é o reconhecimento da importância que o Casarão 34 tem para a Fundação por ser há anos o lugar de abrigo de sua principal ação de fomento para área, que é o Salão Municipal de Artes Plásticas”.

A íntegra do edital 09/2018, assim como os anexos (formulário de inscrição, declaração de representatividade etc), podem ser baixados no Portal da Transparência.




Assessoria