logo paraiba total
logo paraiba total

Espaços corporativos compartilhados são tendência no mundo empresarial

10 de janeiro de 2019

Em constante processo de evolução, a sociedade busca atualmente o conceito da experiência ao invés da posse, e é nessa premissa que os espaços compartilhados nas empresas ganham cada mais vez pessoas ao redor do mundo. O censo realizado pelo Coworking Brasil deste ano, revela que o número de espaços de trabalho compartilhados aumentou de 810 para 1.194 em todo o País. Embora novos empreendedores sejam os mais adeptos a essa tendência, grandes empresas como Apple e Google já migraram para esse setor.

Na Paraíba, algumas empresas não apenas resolveram adotar a prática quanto estão inovando neste sentido. O HUB 360, em João Pessoa, é um exemplo. Com uma estrutura contemporânea e inovadora, com espaços para coworking, salas empresariais e espaços de treinamento, o local conta com os ambientes comuns a todos os que frequentam o HUB360. No prédio, todos podem compartilhar áreas como o espaço Café São Braz  e o rooftop da Heineken. O ambiente é favorável para troca de ideias e networking. O sócio-fundador do HUB 360, Tiago Costa, que morou nos Estados Unidos e conheceu espaços assim, trouxe a ideia para João Pessoa e abriu o HUB 360, no bairro de Manaíra. “Desde que abrimos, há quatro meses, das sete salas disponíveis, seis já foram ocupadas”, comemora Tiago. Para trabalhar no local, Tiago comenta que é importante a afinidade entre as empresas e pessoas que circulam no local – no caso dele, como o HUB 360 é um centro de inovação e educação, são bem vindos os negócios que norteiam o ecossistema do empreendedorismo. “Já temos aqui no HUB 360 empresas de branding, tecnologia, design, consultoria empresarial, entre outros. E quase todos já fizeram negócios entre si”, disse Tiago.  

De fato, a prática de compartilhar espaços entre empresas e profissionais se mostra efetiva também nas relações interpessoais, tornando possível o contato, a troca de experiência e parcerias de ramos semelhantes, como ocorre do Massai Empresarial. O prédio onde funciona a Construtora Massai, em Manaíra, passou por um retrofit e virou prédio empresarial. Os espaços internos, elegantes e arrojados, foram transformados em salas para aluguel. “A Massai existe há 22 anos e, quando construímos esse prédio, já tínhamos essa ideia. Na verdade, é muito mais confortável os fornecedores mais próximos. É uma tendência mundial!”, comentou o sócio-diretor Allison Delmas Nunes.  

A ideia de juntar alguns dos principais parceiros funcionou. Mal o Massai Empresarial abriu as portas e todas as salas já foram ocupadas. BR Audit & Consulting, PJI Consulting, Maranata Administração de Condomínios, Vladimir Miná – Advocacia, Live Results – Publicidade dividem os espaços comuns entre si, como sala de treinamento, copa e sala de cafezinho, como também serviços, como recepção, segurança e estacionamento. “Como as empresas tem afinidade entre si, a prática faz com fiquemos mais integrados. Isso faz surgir novas parcerias e gerando uma maior interação profissional”, comenta Allison.

Mais sustentabilidade- Se integração é palavra de ordem nesse novo modelo de trabalho, a economia também é. Entre os benefícios econômicos de quem decide compartilhar espaços, estão a divisão dos custos. A dentista e empresária Taís Cristina da Rosa, proprietária da Odontogalerie, clínica odontológica de atendimento premium em João Pessoa, decidiu apostar em outros profissionais para estar junto de seu negócio. A economia passa pela internet, segurança e limpeza da clínica, que fica em Manaíra.   “Essa prática traz vantagens como o aproveitamento dos funcionários e dos materiais, que são de alto investimento e vencem rápido. Preferimos ter um material de alta qualidade e que atenda os mais raros casos, que é compartilhado entre todos os dentistas da Odontogalerie, reduzindo as chances de desperdício de material”, explica.

A clínica de Taís, uma das mais bem equipadas da Paraíba, conta com 15 profissionais de diversas áreas da Odontologia, além de psicólogo e fonoaudiólogo. A assessoria de comunicação também fica localizada no mesmo prédio. Serviços como hipnose para quem tem pânico de dentista, recolhimento de células-tronco e sistema Ertty  – técnica altamente avançada em Ortodontia – são oferecidos no local.  Desta forma, mais uma palavra entra no vocabulário do compartilhamento: a colaboração. “Para nós, além do compartilhamento e da troca de experiências na convivência com outros profissionais, existe um clima de colaboração, o que enriquece não apenas o trabalho, mas o crescimento humano e pessoal”, destaca Taís. 

Onde encontrar:

Massai Empresarial: Av. Monteiro da Franca, 1092 – Manaíra, João Pessoa – PB, 58015-680. O telefone é (83) 3044-7881. @massaioficial

OdontoGalerie:  Avenida Monteiro da Franca, 424 – Manaíra. O telefone é (83) 3031-0055. @odontogalerie

Hub 360: Avenida Bananeiras, 361 – Manaíra. O telefone é (83) 3023-0360.  @hub360network