Linguagem
Nova realidade

Para 98% dos donos de pequenos negócios, empreendedorismo muda realidade do país

Pesquisa realizada pelo Sebrae aponta também que a instituição é reconhecida por promover o desenvolvimento das pequenas empresas

Você acredita que o empreendedorismo transforma a realidade do país? Para 98% dos empreendedores do Brasil, a resposta não poderia ser diferente de sim. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que 48% dos entrevistados reconhecem a instituição como fundamental para a promoção do empreendedorismo no país. Na Paraíba, o percentual sobe para 58%.

Os dados integram a Pesquisa “Imagem junto aos Pequenos Negócios”, realizada no último trimestre de 2018 com empreendedores do país, tanto clientes quanto não clientes do Sebrae, de diferentes níveis de escolaridade, idade e porte da empresa. No total, foram feitas 11.040 entrevistas com o objetivo de avaliar o nível de lembrança do Sebrae junto aos brasileiros, assim como a percepção da instituição e de suas ações em relação aos pequenos empreendedores. Na Paraíba, 370 empreendedores responderam ao levantamento.

Diversos itens foram avaliados pela pesquisa, a exemplo de primeira associação ao nome “Sebrae”; conhecimento da instituição; atributos; semelhança; atendimento digital, entre outros. Em relação à primeira associação ao nome Sebrae, 62% dos empreendedores paraibanos responderam consultoria para pequenas empresas, enquanto 61% apontaram os cursos como correlação imediata ao Sebrae. Ainda, para 58% dos entrevistados na Paraíba, Sebrae é sinônimo de instituição que auxilia no desenvolvimento de pequenas empresas.

Além disso, 99% dos entrevistados no país afirmaram conhecer o Sebrae, sendo que 78% citaram a instituição espontaneamente e 21% já haviam ouvido falar. Na Paraíba, o percentual de citações espontâneas do nome Sebrae sobe para 84%, enquanto 15% afirmaram saber ou conhecer a instituição. Somente 1% dos entrevistados, tanto no estado quanto nacionalmente, disseram nunca ter ouvido falar no Sebrae, o que mostra o conhecimento da instituição por quase todo o universo de empreendedores ouvidos pela pesquisa.

Atributos da instituição

Para 97% dos empreendedores brasileiros, a contribuição do Sebrae é importante para o Brasil, enquanto na Paraíba, 98% afirmaram a importância da instituição para o país. Já 96% dos entrevistados, tanto no Brasil quanto no estado, veem o Sebrae como uma instituição ética, enquanto 95% o associam à credibilidade. Para 97% dos empreendedores paraibanos, o Sebrae transmite credibilidade. Ainda, 96% dos empreendedores brasileiros e paraibanos destacam a consultoria como um dos principais atributos do Sebrae.

Para o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, os dados são positivos e representam o reconhecimento da relevância e efetividade das ações da instituição. “Ações estas que ampliam o surgimento e a competitividade dos pequenos negócios, a geração de mais oportunidades de negócios, mais empregadores, mais empregos, mais renda e mais estabilidade social em todos os recantos urbanos e rurais, com ética, transparência e retorno social ao investimento realizado pela sociedade para este fim. Os percentuais indicam que a sociedade reconhece que estamos cumprindo a nossa missão”, afirmou.




Sebrae