logo paraiba total
logo paraiba total

Fotógrafo comenta emoção de registrar momentos únicos no interior da Paraíba

22 de janeiro de 2019

Sorrisos, olhares e sensações que traduzem imagens. Mais do que registrar momentos especiais, o fotógrafo tem a sensibilidade de captar sentimentos por meio do seu trabalho. Walber Lima é fotógrafo há sete anos e, desde 2016, integra o time de voluntários da ONG Milagre Sertão, registrando a felicidade de famílias beneficiadas pelo projeto. Ele assina o calendário 2019 do Milagre Sertão, que será lançado na próxima quarta-feira (23) em um evento especial, na General Store, no Centro de João Pessoa. “Todos deveriam passar pela experiência de realizar um trabalho voluntário. Posso afirmar que a minha primeira ação no Milagre Sertão foi um grande divisor de águas na minha vida”, conta Walber Lima.

Para ele, cada ação é uma experiência nova e indescritível. “Oferecer tudo sem esperar nada em troca e ganhar muito mais do que fomos ali para dar. Assim é o trabalho do Milagre Sertão. Buscamos deixar um legado, seja a curto, médio e longo prazo para aquelas famílias. Queremos transformar a vida delas de alguma maneira, ver o sertão florescer de novo é a nossa meta, e como formiguinhas, um ajudando o outro, nesse sertão gigante, fazemos a nossa parte”, garante.

O calendário conta com mais de 12 registros do fotógrafo e será vendido para arrecadar fundos para a ONG. O valor arrecadado será destinado a construção da Fazenda com a seca, em Monteiro, na Paraíba. “A experiência do trabalho social em si é enriquecedora. A sensação de ser recebido com um sorriso no rosto em uma casa onde não tem nem água é de encher o coração de emoção e a mente de questionamentos sobre nossa própria vida e o nosso papel na sociedade”, revela Walber. Para ele, a sensibilidade é sinônimo de compaixão. “Você só consegue bons registros das ações e das pessoas se você estiver presente de coração aberto. Ajudar muita gente ajuda, nós queremos transformar, trocar experiências, ensinar e, acima de tudo, aprender com todas as pessoas”, declara o fotógrafo. “É muito comum nos emocionarmos ao sentar alguns minutos antes da foto pra conversar e saber um pouco mais sobre a vida daquelas pessoas”, conta. Walber, que é especialista em fotografar casamentos, afirma que é necessário se envolver no momento. “Não basta ser somente alguém que esta registrando os fatos. O fotógrafo deve viver o momento com corpo e alma, isso torna os registros mais naturais. A empatia gera sorrisos verdadeiros”, detalha.

Evento de lançamento – Na próxima quarta-feira (23), às 19h30, na General Store, no Centro de João Pessoa, será lançado o calendário 2019 da ONG Milagre Sertão. Na ocasião, também haverá a mostra de fotos das ações, lançamentos de produtos inéditos da Lojinha do Milagre, exposição do Projeto Fazenda Milagre Sertão e o pocket show com o cantor Zé Neto.

Para realizar o evento, além do fotógrafo Walber Lima e o cantor Zé Neto, a ONG conta com  parcerias como Cometa Comunicação, General Store, Gráfica Moura Ramos e a Vivass Assessoria & Comunicação.  

Sobre o Projeto Milagre Sertão – A partir da iniciativa de um grupo de jovens para levar mantimentos às famílias do interior paraibano surgiu a ideia do Projeto Milagre Sertão. A primeira ação aconteceu de forma espontânea e se tornou fonte de inspiração e incentivo para uma pesquisa maior sobre o tema, que revelou as causas reais das necessidades existentes. Fundada em 2013, com sede em João Pessoa, a ONG promove soluções eficazes no desenvolvimento de sistemas sustentáveis por meio do empoderamento das famílias que sofrem com os efeitos da seca levando doações de alimentos, roupas, brinquedos e outros itens de necessidade básica, além de oferecer serviços de apoio à comunidade, como temas em empreendedorismo, soluções agrícolas e atendimento médico-odontológico.

Além disso, o projeto tem uma linha de atuação baseada na busca por soluções efetivas e duradoras contra os efeitos da seca, como a implantação de sistemas de comércio solidário sustentável, instalação de poços, cisternas, realização de cursos de capacitação para o melhor aproveitamento dos recursos naturais e consequente amenização dos efeitos desse fenômeno natural.

A ONG Milagre Sertão fica na Rua Antonio Rabelo Júnior, nº 81 Sala 01 e 02 – Miramar. Outras informações, no site milagresertao.org/ , no (83) 3021-9891 e no insta @milagresertao.