logo paraiba total
logo paraiba total

ONG Milagre Sertão cria espaço no interior da Paraíba

8 de fevereiro de 2019

Entre muitas ações, projetos sustentáveis e educativos e iniciativas de arrecadação de alimentos e fundos, a ONG Milagre Sertão inicia a trajetória de construção de um novo espaço destinado as famílias sertanejas afetadas pela seca no interior da Paraíba: a Fazenda Milagre Sertão. Localizada na comunidade Xique-xique, zona rural de Monteiro, o local fica aproximadamente a 23km do centro do município.

O ambiente  é baseado na premissa da sustentabilidade e do apoio social e educacional que a ONG promove para a comunidade sertaneja, como explica a voluntária Marcele Jardim. “Tudo foi pensado de forma que se contemple a produção consciente, o armazenamento e escoamento da produção desenvolvida na área. As famílias terão livre a acesso a fazenda, que está sendo projetada para usufruto deles. Queremos que estejam envolvidos em todas as instâncias, desde o plantio, coleta, armazenamento, distribuição passando também pela parte administrativa e manutenção. A ideia é trabalharmos a independência deles”, detalha.

As responsáveis pelo projeto da Fazenda Milagre Sertão são as arquitetas Rafaela Barros, Alessandra Menezes e Isabella Padilha, da Mais Arquitetura, que fizeram tudo de forma voluntária. Em contato com a voluntária Marcele Jardim, a parceria se firmou e a elaboração de um espaço arquitetônico funcional, acessível e que representasse as raízes do sertão foi priorizado. “A inspiração para o projeto veio a partir das tradicionais fazendas antigas, com uma edificação voltada para o estilo campestre, mantendo assim a rusticidade e contato com a natureza, tudo através do uso de materiais naturais, como esquadrias em madeira”, explica Rafaela.

O prédio principal deve atender cerca de 50 pessoas. Possuirá dois dormitórios, sendo um masculino e um feminino, uma sala de convívio, uma cozinha com refeitório, um auditório, uma sala para reuniões e uma área de lazer. Contará ainda, em espaço separado, com galpões de armazenamento para depósito das colheitas, além de vestiários para os beneficiados. 

Ainda em processo de maturação e de desenvolvimento da estrutura, juntamente as futuras atividades a serem realizadas na fazenda, a ONG prevê dedicação a esse projeto durantes os próximos quatro anos, em conjunto com voluntários, parceiros e apoiadores de toda a região.

A ONG Milagre Sertão fica localizada na Rua Antonio Rabelo Júnior, nº 81 Sala 01 e 02 – Miramar. Outras informações, no site milagresertao.org/ ou pelo número (83) 3021-9891. O Instagram é @milagresertao.