logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae promove encontro com agentes de desenvolvimento da região de Campina Grande

1 de março de 2019

Com a missão de articular iniciativas que fortaleçam as micro e pequenas empresas no município onde atuam, os agentes de desenvolvimento são importantes personagens no processo de criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios. Por essa razão, com o intuito de contribuir e valorizar esse trabalho, o Sebrae Paraíba promoveu nesta quarta-feira (26) um encontro com os agentes de desenvolvimento que atuam nos municípios de Campina Grande e região.

Realizado na Agência Regional de Campina Grande, o evento contou com duas palestras. Uma delas, ministrada pela gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, abordou “A importância do território para o desenvolvimento dos pequenos negócios”. A segunda, feita pelo consultor de políticas públicas do Sebrae, Nielson Amorim, tratou de políticas públicas voltadas aos pequenos negócios.

Também durante o encontro ocorreu a apresentação das experiências exitosas da Casa do Empreendedor de João Pessoa, inaugurada no final do ano passado, além de um momento para orientações técnicas e esclarecimento de dúvidas sobre temas importantes, que fazem parte da rotina de trabalho dos agentes de desenvolvimento, a exemplo das mudanças promovidas recentemente no Simples Nacional.

“A proposta do encontro é intensificar a parceria do Sebrae com os agentes de desenvolvimento, uma vez que através do trabalho desempenhado por esses profissionais a instituição consegue ampliar o alcance das ações voltadas à criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios”, destacou o analista do Sebrae Paraíba, Thiago Jatobá.

Quem é o agente de desenvolvimento?

A figura do agente de desenvolvimento local foi criada pela Lei Complementar 128/2008, como forma de aprimoramento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. De acordo com a legislação, esse ator tem a função de articular ações públicas para promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias.