logo paraiba total
logo paraiba total

VI edição do Prêmio TransportAr acontecerá no dia 13 de março

7 de março de 2019

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (Fetronor) vai realizar no dia 13 de março a sexta edição do Prêmio TransportAr de Responsabilidade Ambiental. A premiação será destinada às empresas que participaram do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, no ano de 2018. O evento está marcado para começar às 11h30, na churrascaria Sal e Brasa, no bairro Imbiribeira, no Recife-PE.

Ao todo, 69 empresas da base da Fetronor nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas participarão da premiação que contemplará os melhores nas categorias Rodoviário/Fretamento e Urbano/Metropolitano do ano de 2018. A comissão de avaliação já está computando os dados das aferições que pelo sexto ano consecutivo apresentou novo crescimento.

A equipe do Despoluir da Fetronor realizou 35.358 aferições veiculares, obtendo um resultado de 99,43% de aprovação da frota de 7.824 ônibus, registrando acréscimo de 7% ao mesmo período em 2017. Para o presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, os números servem para mostrar mais uma vez o grande interesse das empresas pelo Programa Ambiental do Transporte.

Números cada vez melhores

“Chegamos a sexta edição do Prêmio TransportAr com números cada vez melhores. A aprovação de 99,43% da frota é excelente, mostrando o esforço que as empresas estão fazendo para a melhoria da qualidade do ar por meio do Despoluir e o brilhante empenho na contribuição da responsabilidade ambiental”, disse Eudo que também fez questão de agradecer o trabalho da equipe do Despoluir.

“Por outro lado não podemos deixar de enaltecer o grandioso trabalho da nossa equipe do Despoluir, parabéns aos técnicos e coordenadores dos quatros estados da base da Fetronor que mais uma vez não pouparam esforços para aumentar o número de aferições, registrando crescimento de 7% em relação ao ano de 2017”.

Sobre o Programa

Desde sua implantação pela CNT/SEST SENAT em 2007, o Programa Ambiental do Transporte incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Por conta disso, Eudo Laranjeiras também anunciou mudanças na avaliação do próximo Prêmio TransportAr.

“Devido ao surgimento de novas ações ambientais por parte das empresas, neste ano ampliaremos os itens de avaliação do Prêmio TransportAr. Além das aferições de opacidade, também vai contar pontos as iniciativas de preservação do meio ambiente que estão acontecendo nas garagens como o reuso da água e no sistema de transporte com campanhas educativas para os passageiros”, revelou.

O Despoluir promove a melhoria da qualidade do ar através da redução da emissão de poluentes como CO2 e particulados no meio ambiente, que contribuem também para o aquecimento global.