logo paraiba total
logo paraiba total

Funad programa evento alusivo ao Dia da Síndrome de Down

13 de março de 2019

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência organizou uma vasta programação para marcar o Dia da Síndrome de Down, que é lembrado dia 21 de março. Como instituição de referência no atendimento à pessoa com deficiência  na Paraíba, a FUNAD vem procurando criar espaços onde as diferenças sejam reduzidas  e sejam abertos diálogos para construção de uma sociedade mais informada sobre Síndrome de Down. A programação será dividida em dois dias: 19 e 21/03.

O evento tem como ponto de partida no dia 19 /03,  uma manhã de recreação, na Associação Atlética do Banco do Brasil -AABB. A Manhã Inclusiva visa proporcionar uma maior integração entre usuários com down e famílias, com brincadeiras e banho de piscina.

No dia 21/03 (quinta-feira), haverá programação científica e cultural. Começa às 08h30, no Auditório Jimmy Queiroga, com a fala da Presidente Simone Jordão seguida da apresentação teatral com usuários do Núcleo de Vivência e Artes da Instituição. Às 09h00 haverá a palestra :”Reconhecimento igual perante a lei:tutela e curatela das pessoas com deficiência intelectual”. Depois haverá debate. Às 10h acontecerá a mesa redonda sobre “Autonomia e Igualdade de oportunidades das pessoas  com síndrome de down”. O evento será encerrado com um debate. Nos dois turnos do dia 21 será feita a triagem visual e auditiva para crianças e adolescentes com Síndrome de Down, na Coordenadoria  de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (Codavi).

A Funad atende quase 300 pessoas com síndrome de down, com reabilitação em diversas áreas. Segundo Simone Jordão, Presidente da Fundação, “é preciso fortalecer as políticas públicas e potencializar as discussões à respeito do atendimento e reabilitação das pessoas com síndrome de down no Estado da Paraíba. E a Funad tem a função de difundir os conhecimentos acerca da temática e proporcionar também, a disseminação das informações e atualização dos procedimentos a serem adotados pelos profissionais reabilitadores. Há também a função social, com envolvimento das famílias com atividades culturais e de entretenimento. Este ano, a abordagem central do evento é a questão da autonomia social, escolar e profissional das pessoas com síndrome de down.”

O que é a Síndrome de Down – é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais nas células da pessoa, e por isso é também, chamada de trissomia do cromossomo 21.É um acidente genético que ocorre, geralmente, não por acaso, durante a divisão celular do embrião e sua causa é até o momento, desconhecida.No Brasil, estima-se que a incidência seja de uma criança com Síndrome de down a cada 600 nascidos.