logo paraiba total
logo paraiba total

Alunos do programa Cozinhas Comunitárias da Capital recebem certificação

14 de março de 2019

Nesta quinta-feira (14), a partir das 17h30, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PB) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregarão uma certificação aos alunos que participaram do curso ‘Gastronomia Social’ no final de 2018. O evento será realizado no Centro de Inclusão produtiva Maria de Nazaré (Crispman), localizado na Rua Adrizio Mota s/n, nos Funcionários II.

O projeto, que é realizado pelo quarto ano com a Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa e o Grupo São Braz, tem como finalidade oferecer capacitação básica em gastronomia e está inserido no programa de Cozinhas Comunitárias da Capital. Durante as etapas do curso, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas que incluíram Programação Neurolinguística, Qualidade na Prestação de Serviços, Habilidades Básicas, Cortes de Aves e Carnes, e Tipos de Cocção.

Além disso, aprenderam também sobre Boas Práticas (Higienização e Manipulação dos Alimentos), curso que foi ministrado pela Vigilância Sanitária, com certificação no final. Na última fase, participaram de estágio em 11 restaurantes da capital, onde tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala. A cada etapa, os participantes passaram por avaliações que mediram o nível de aprendizado e serviram de apoio para intensificar os estudos em cada um dos aspectos necessários.

“Além de ser a oportunidade de fazer um curso, estagiar e tentar uma chance no mercado de trabalho, essa é também uma ação social de inclusão. Estamos criando um banco de dados para emprego. A Abrasel tem essa veia social e fazemos questão de atuar nisso”, afirma Arthur Lira, presidente da Abrasel-PB.

Lista dos restaurantes participantes:

Empório Gourmet

Manaçaí

Sushi do Bom

Estaleiro

Katana

Blu’nelle

Rockabilly

Yassay

Canoa dos Camarões

Nonna Anaia

Sal e Brasa