logo paraiba total
logo paraiba total

Ações do Sebrae Paraíba beneficiam municípios do litoral sul

15 de março de 2019

O litoral sul do estado, com suas praias paradisíacas e indiscutível potencial para o turismo, é uma das regiões que o Sebrae Paraíba incentiva desenvolvimento econômico local. Para além do turismo, o agronegócio e a indústria também são fortes na região, que recebe ações voltadas ao empreendedorismo desde 2016. Para este ano, estão previstas ações como ativação da Sala do Empreendedor no município de Conde e Festival da Lagosta em Caaporã, que deverá ocorrer entre julho e agosto.

No tocante ao turismo, o litoral sul conta com o segundo maior roteiro turístico da Paraíba e é o segundo do estado em número de leitos. Além disso, dentre os potenciais econômicos da região, se destacam o agronegócio, com a criação de inhame e mandioca, inclusive com exportação, e a indústria, em sua maior parte constituída por cimenteiras.

Os municípios de Conde, Caaporã, Alhandra e Pitimbu já foram beneficiados pelas ações da instituição, sendo a revitalização da Praia Bela a mais recente delas. No Conde, o Sebrae Paraíba promoveu oficinas e cursos de manipulação de alimentos e atendimento ao cliente. Além disso, numa ação conjunta com a prefeitura municipal, empresários do ramo hoteleiro e PBTur, o destino turístico costa do Conde foi divulgado em Brasília, Goiânia e Salvador.

Em Caaporã, a principal ação do Sebrae foi a realização do seminário de compras governamentais, com a participação dos secretários de planejamento e finanças dos municípios de Caaporã, Pitimbu e Conde, além de agricultores e empresários. Já em Praia Bela, além da revitalização dos equipamentos turísticos, com adequação das barracas e restrição de veículos próximo ao rio, também foram realizados cursos de manipulação de alimentos, além de formação de preço de vendas, atendimento ao cliente, apresentação de pratos, entre outros.

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Lhano Nishio, é preciso estimular o desenvolvimento territorial como um todo. “A atividade turística pode constituir um investimento inicial gerador do processo ramificador da economia local e, por extensão, regional. É com esta ideia que investir no turismo pode ser uma alternativa positiva para os municípios que buscam saída para complementar sua economia e fazer com que haja um maior desenvolvimento da cidade”, explicou.

Dentre as ações previstas para 2019, estão a ativação de uma Sala do Empreendedor no município de Conde e o Festival da Lagosta em Caaporã. Também no Conde, estão previstas ações de revitalização do mercado público e dos equipamentos turísticos das praias de Coqueirinho e Gramame. Ainda, em Pitimbu, serão realizadas ao longo deste ano ações de revitalização da orla das praias da cidade, em conjunto com a prefeitura municipal.