logo paraiba total
logo paraiba total

João Pessoa recebe Seminário Paraibano do Artesanato

19 de março de 2019

Um bordado, um chapéu de couro e bijuterias biodegradáveis. O que tudo isso tem em comum? São frutos do trabalho do artesão. Como parte das comemorações da Semana Nacional do Artesão, será realizado, a partir desta quarta-feira (20), o Seminário Paraibano do Artesanato. O evento, formatado numa parceria entre o Sebrae Paraíba, o Governo do Estado, a Federação dos Artesãos da Paraíba (Fasart) e o Centro de apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), também será realizado em Campina Grande, na quinta-feira (21), e em Patos, na próxima sexta-feira (22).

Em João Pessoa, o seminário será nesta quarta-feira (20), das 8h30 às 12h30, no auditório do Shopping Sebrae. O evento, que vai contar com a presença do governador João Azevedo e do superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, terá palestras e debates. Dentre os temas abordados, estão “O artesão na era da transformação digital”, ministrado pela analista técnica do Sebrae Paraíba, Renata Câmara, e o desenvolvimento sustentável do artesanato paraibano, ministrado pela gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodrigues.

O artesanato paraibano é considerado um dos mais ricos e diversificados do Brasil, com trabalhos em cerâmica, tecelagem, rendas e bordados, madeira, metal, fibras e algodão colorido orgânico. De acordo com o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, o artesanato tem ligação direta com o empreendedorismo e a economia criativa.

“O artesanato paraibano é riquíssimo e deve ser cada vez mais estimulado, principalmente neste momento em que a economia criativa está em processo de fortalecimento. Artesanato e economia criativa são setores intrínsecos e, portanto, capazes de gerar mais emprego e renda para o estado, por meio da inovação e do empreendedorismo que o Sebrae estimula”, afirmou.

Palestras e debates também no interior

Em Campina Grande e Patos, o seminário também terá palestras e debates sobre o artesão e a transformação digital e as novas estratégias do PAP para desenvolver o segmento de forma sustentável. De acordo com a gestora do PAP, Marielza Rodrigues, o seminário tem o objetivo de retomar as atividades do setor de capacitação do programa.

“Para o artesão acessar novos mercados e novas oportunidades, é necessário manter um programa de capacitação constante baseado em estímulo ao empreendedorismo e à inovação. Novas coleções de produtos e melhoramento dos processos também devem ser preocupação permanente. O Programa do Artesanato Paraibano pretende fazer parceria com o Sebrae Paraíba para realizar vários cursos e oficinas”, afirmou.