logo paraiba total
logo paraiba total

Massai é pioneira na recertificação do PBQP-H na Paraíba

19 de março de 2019

A construção civil brasileira está passando por uma revolução nos parâmetros de qualidade, principalmente com a necessidade de garantir o atendimento dos requisitos mínimos da Norma de Desempenho de Edificações, a NBR 15575. Na Paraíba, a construtora Massai, uma das cem maiores do País, desde 2003, mantém a cada ano a certificação no nível “A” do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, o PBQP-H. Cláudia Reis, gerente de gestão da qualidade da Massai, explica que as exigências da Norma de Desempenho incorporadas aos requisitos de certificação de Sistema de Gestão da Qualidade, trouxeram importantes contribuições para a sustentabilidade do negócio. “O PBQP-H e o ISO 9001 são os principais indicadores que usuários têm que ao adquirir um imóvel. O resultado é que ele terá a garantia que a sua edificação atende o desempenho mínimo, fornecendo segurança, conforto e sustentabilidade. As certificações são concedidas por organismos certificadores acreditados internacionalmente, as organizações que aplicam práticas de gestão de alto nível”, detalha Cláudia.

No bairro do Bessa, em João Pessoa, o Vili Design Residence, empreendimento que está sendo construído pela Massai, já se enquadra nas exigências da Norma de Desempenho 15.575, sendo o segundo empreendimento da construtora desenvolvido a partir dos critérios exigidos por ela. O MHS 31 – Massai Home Service, foi o primeiro da construtora desenvolvido neste conceito e já em fase final de acabamento, com entrega prevista para segundo semestre de 2019. 

Este foi o segundo ano que a construtora passa por uma auditoria com esses novos requisitos para conquistar a certificação. “A cada ano, novos desafios são incorporados a esse processo de certificação, com advindo de novas regras e com nível dos serviços das obas ofertadas. Com isso, nossa equipe precisa está em constante atualização e capacitação para acompanhar essa evolução e oferecer o que tem de mais moderno ao nosso cliente”, completa Amanda Farias, analista de Planejamento da Massai.

Segundo ela, diversas técnicas são colocadas em prática para atender as exigências e oferecer o melhor ao cliente. “São detalhes que o cliente não enxerga de imediato, mas são essenciais para a excelência do projeto final. Como por exemplo, os acabamentos lumínico, térmico e acústico, que reúnem itens de alto padrão para superar as expectativas do usuário”, explica. 

Mudanças do PBQP_H versão 2018 – .A analista  de Planejamento da Massai detalha que a principal mudança nas versões atuais do PBQP-H SiAC 2018 foi o alinhamento com a ISO 9001:2015. , que antes estava na versão 2008 da ISO 9001. A mudança inclui direcionamento estratégico do sistema de gestão com a realidade da construtora, entendimento dos processos e as relações de entrada e saída de cada um deles. gestão da empresa com base nos riscos e oportunidades e maior comprometimento da liderança com o sistema, além da gestão do conhecimento organizacional para garantir as saídas conformes. 

Para a construtora adquirir a certificação de sistema de gestão da qualidade em execução de obras, o regimento do SIAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras – determina os níveis “A” e “B”. Para obter o nível “A” é preciso atender a 100% dos requisitos exigidos pelo regimento. 

Sobre a Construtora Massai – Uma das cem maiores do País, a Construtora Massai, localizada em João Pessoa, é também uma das empresas mais respeitadas e admiradas no mercado da construção civil paraibano. Criada em 1996, conta com empreendimentos de luxo e alto padrão em João Pessoa, Campina Grande e Mossoró (RN) e é reconhecida como sendo uma companhia ética, pontual e que essencialmente respeita o cliente e seus colaboradores. Para conhecer melhor a Massai e suas atividades, o site é www.massai.com.br . A Massai fica localizada na Avenida Monteiro da Franca, 1092 – Manaíra. Instagram: @massaioficial