logo paraiba total
logo paraiba total

Grupo Mulheres do Brasil lança núcleo na Paraíba

20 de março de 2019

As mulheres paraibanas estão sendo contempladas com um núcleo local do Grupo Mulheres do Brasil, um movimento político suprapartidário que reúne mais de 25 mil participantes voluntárias de diversas cidades do Brasil e também por brasileiras que moram no exterior. A reunião de lançamento será dia 1º de abril, às 18h30, no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa.

 A iniciativa faz parte da estratégia de expansão do Grupo que vem transformando vidas e realidades a partir do envolvimento da sociedade civil, governos, empresas e organizações em ações que estimulam a participação e o protagonismo feminino em áreas estratégicas para cada região e também para o país como um todo. “Estamos presentes em 46 diferentes localidades. Com a abertura dos Núcleos Regionais – unidades autônomas que seguem os mesmos princípios do Núcleo Central –, o Grupo cresce também em número de participantes”, afirma Lilian Leandro, diretora de expansão e líder do Comitê Expansão do Grupo Mulheres do Brasil.

A abertura da reunião que marcará o lançamento do núcleo será realizada pela empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil. “É com muita alegria que estamos inaugurando um núcleo na Paraíba, essa importante região do Nordeste, rica em turismo, forte na economia, mas também com muitos desafios a superar e que, como todos os estados brasileiros, tem suas peculiaridades. Acredito que podemos dar nossa contribuição, pois as mulheres têm provado sua capacidade por meio de muito esforço e dedicação, mas ainda há barreiras a serem vencidas, como o preconceito e a violência”, afirma Luiza. “O Grupo Mulheres do Brasil contribui para a superação desses desafios por meio do estímulo à educação, ao empreendedorismo, ao combate à violência contra a mulher, à conscientização sobre igualdade racial e de gêneros e à participação na tomada de decisões que envolvam a sociedade”, completa a executiva.

O Núcleo João Pessoa é liderado por Maria do Socorro Ferreira Alencar, contadora e funcionária pública, Andrea Nunes de Moura Libardi, administradora e guia de turismo, Maristela Araújo da Nóbrega, empreendedora social, e pelas pedagogas Melca Farias e Márcia Matias Gomes de Almeida.

De acordo com as líderes, o movimento já vem sendo bem acolhido pelas paraibanas. “Já faz alguns meses que estamos trabalhando em ações ligadas aos Comitês com os quais o Grupo Mulheres do Brasil atua, como Combate à Violência contra a Mulher, Empreendedorismo, Educação, Social e Inclusão da Pessoa com Deficiência”, explica Andrea Libardi.

Desta forma, o Grupo pretende atuar nessas áreas para atender e empoderar as mulheres em suas necessidades. “Assim, estaremos promovendo ações que causem impactos sociais positivos e que contribuam para a diminuição da desigualdade social de nosso país”, ressalta Maria do Socorro. “Será um movimento mágico de despertar, com força, garra, justiça, beleza e ideais, por meio do compartilhamento e de aprendizados em prol da construção de um Estado e de um Brasil melhor”, complementa Márcia Matias.

  “Fazer parte do Grupo Mulheres do Brasil, em especial do Núcleo João Pessoa, eleva a nossa crença na realização de sonhos em favor de uma sociedade mais justa. As mulheres pessoenses estão ansiosas e prontas para fazer parte desta revolução social”, diz Maristela da Nóbrega. “O lançamento do Grupo aqui na Paraíba será um marco para as causas femininas, pois o movimento tem força nacional e internacional, o que faz com que as mulheres tenham voz e vez”, conclui Melca Farias.

A reunião será realizada no Centro Cultural Ariano Suassuna, na rua Prof. Geraldo Von Sohsten, 147, no bairro Jaguaribe, em João Pessoa, às 18h30 (credenciamento a partir das 17h30), e contará com a participação de lideranças femininas da região. É gratuita e voltada para todas as mulheres. As inscrições devem ser feitas antecipadamente, por meio do link: http://mulheresdobrasil.tlv.ag/JoaoPessoa/Cadastroinfo.asp

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em outubro de 2013 por 40 mulheres de diferentes setores e almeja ser o maior bloco de mobilização política suprapartidária do Brasil. Entre suas frentes de atuação estão educação, saúde, empreendedorismo feminino, combate à violência contra a mulher e igualdade racial.

Atualmente, o grupo contém cerca de 25 mil participantes no Brasil e no exterior, como em Portugal, França, Suíça, Suécia, Itália, Colômbia, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Suas integrantes vêm de diferentes classes, origens e profissões e lutam por uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades para homens e mulheres.

Serviço

Lançamento do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Paraíba

Data: 1º/04, segunda-feira

Horário: 18h30 (credenciamento a partir das 17h30)

Local:  – Centro Cultural Ariano Suassuna, Rua Prof. Geraldo Von Sohsten, 147, bairro Jaguaribe, João Pessoa – PB