logo paraiba total
logo paraiba total

Especialista aponta fatores que determinam a idade do sorriso

24 de abril de 2019

A odontologia tem se empenhado no sentido de aprimorar materiais e técnicas que permitam aliar estética e saúde bucal, que deve ser cuidada desde o nascimento para prevenir doenças e proporcionar mais qualidade de vida. Ao longo dos anos, o sorriso vai envelhecendo por diversos fatores. Pensando nisso, Taís Cristina da Rosa, cirurgiã-dentista e proprietária da Odontogalerie, em João Pessoa, dá dicas de cuidados com a saúde bucal para evitar o desgaste dos dentes.

Segundo ela, há alguns sinais de envelhecimento do sorriso que podem ser claramente percebidos. “O lábio fica com aspecto “murcho”, com menos volume e pode causar fissuras nos cantos da boca. Além disso, outro sinal comum é o paciente mostrar mais os dentes inferiores quando a boca está em repouso ou ao falar”, conta a especialista. Para ela, o escurecimento dos dentes e as recessões dentárias também  são sinais de envelhecimento. “ Dentes mais escuros são causados pelo trauma e desgaste dental, a  “dentina terciária”,  vai de depositando nos canalículos dentinários destruindo a luz dos canais dentários, fazendo com que fique com o tom amarelado”, explica Taís. 

De acordo com a especialista, há formas para evitar o desgaste dos dentes. “São técnicas e materiais recomendadas para esta finalidade, como utilizar placas de acrílico  para dormir, aplicar botox no músculo masseter e no temporal e alinhar a arcada dentária para evitar sobrecarga em alguns dentes”, conta a dentista. Para Taís, medicamentos e drogas também podem interferir da idade do sorriso. “São fatores que trazem várias complicações. Ao diminuir a salivação, causam mais cáries, podem acarretar refluxos gastro esofágicos,  podem provocar  a erosão dentária e desgaste do esmalte dos dentes”, detalha a profissional. 

Harmonização orofacial – Por isso, para prolongar a vida do sorriso, há técnicas que envolvem a harmonização orofacial e beneficiam a saúde bucal do paciente. A descoberta de novos procedimentos que auxiliam no tratamento de doenças bucais é uma busca constante na odontologia. Técnicas como lentes de contato e facetas de porcelana, implantes, clareamentos, preenchimentos e fios de sustentação estão entre os procedimentos mais procurados para aumentar a longevidade do sorriso. “Além disso, a cirurgia ortognática também é um importante procedimento que interfere na estética e saúde bucal, promovendo o equilíbrio anatômico da face e das deformidades das articulações temporomandibulares”, conta Taís. “A técnica reposiciona a forma da maxila e mandíbula para garantir a saúde das articulações temporomandibulares, prevenindo o envelhecimento do sorriso”, explica a profissional.

A ozonioterapia é outra técnica que contribui para a saúde do sorriso. O método que utiliza a mistura gasosa de ozônio e oxigênio para fins terapêuticos, é uma dessas descobertas e tem conquistado espaço nos consultórios. “O ozônio tem se mostrado efetivo contra os micro-organismos patogênicos. Além disso,  tem efeito antibacteriano que auxilia no processo de reparos. Por ser um gás, ele tem a vantagem de penetrar em toda a rede de canais do dente. Na odontologia, a substância pode ser utilizada nas infecções peridontais, abcessos, tratamentos de canais, e na harmonização orofacial”, explica Taís.

Sobre a Odontogalerie – é uma clínica odontológica especializada em diversos e exclusivos tipos de tratamentos, como clínicos, estéticos, harmonização orofacial, periodontais, cirurgias de enxertos, bucomaxilofaciais, implantes, extrações, tratamento de canal, próteses, ortodôntico (método exclusivo na Paraíba).

Para saber mais sobre a clínica, o público pode acessar o site: www.odontogalerie.com.br ou as redes sociais: facebook.com/odontogalerie (Facebook) e @odontogalerie (Instagram). A clínica fica na Avenida Monteiro da Franca, 424 – Manaíra. O telefone é (83) 3031-0055.