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Em 2019, 58% devem presentear no Dia das Mães, aponta pesquisa

Analista do Sebrae Paraíba dá dicas para donos de pequenos negócios aproveitarem a data

Uma das datas comemorativas mais lucrativas do ano, seja para pequenos ou grandes negócios, o Dia das Mães está se aproximando e, com ela, a busca por presentes. A pesquisa Google Survey, realizada pelo Google com base em dados internos e da Serasa, aponta que, neste ano, 58% dos brasileiros pretendem comprar presente de Dia das Mães, sendo que 70% deverão gastar até R$ 200. Analista técnica do Sebrae Paraíba diz que inovação é a chave para se destacar nesse período.

De acordo com o relatório, o gasto médio previsto para a data é de R$ 286, sendo que 45% dos entrevistados afirmaram que deverão gastar mais com presentes do que o ano passado. Os dados foram coletados em fevereiro deste ano com base em respostas de 500 entrevistados. Além de o Dia das Mães ser uma boa data para as vendas de pequenos negócios, também representa uma oportunidade para quem está em busca de um lugar no mercado de trabalho.

“A comemoração do Dia das Mães é um dos principais períodos do ano no qual se tem aumento considerável na economia. Podemos citar oportunidades de o empresário aumentar sua renda e também surgem vagas para emprego temporário, sendo bom para quem está em busca de trabalho. Os empresários que já fizeram bom planejamento de compra e estoque para esse período têm possibilidade de ter lucratividade considerável”, afirmou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola.

Para a analista, um dos grandes trunfos do empreendedor nesse período é voltar a atenção para a inovação dos produtos e serviços, já que será o diferencial para conquistar o cliente. “Além disso, o trabalho com e-commerce e mídias digitais é uma das saídas para os empresários venderem seus produtos. No entanto, é essencial atentar para a logística, os prazos e a entrega rápida”, alertou Espínola. A pesquisa do Google comprova a importância dessa atenção: 65% dos entrevistados afirmaram que seriam motivados a comprar online se tivessem novas ofertas na logística e 30,7% disseram optar por comprar o presente pela internet nos casos de frete baixo ou grátis.

Digital é a grande vitrine

O meio digital é a grande vitrine para a busca dos presentes, de acordo com cerca de 8 em cada dez brasileiros. Entretanto, 51% ainda afirmaram recorrer a lojas físicas e off-line na hora de pesquisar opções de presentes, conforme a pesquisa. Com um mês para o Dia das Mães, as buscas por presentes em ferramentas de pesquisa online aumentam consideravelmente, sendo que o pico dessas pesquisas é alcançado na semana anterior à data comemorativa.

Ainda de acordo com a pesquisa, se antes as principais escolhas eram presentes ligados aos cuidados com a casa, a exemplo de eletrodomésticos, atualmente a variedade é quem dá o tom dos presentes. Em 2018, por exemplo, as categorias de presentes mais vendidos no período foram celulares e smartphones, perfumes e televisões. “Os serviços de beleza, moda, calçados e presentes personalizados também são as mais procuradas nesse período”, destacou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola.




Assessoria