logo paraiba total
logo paraiba total

Programa de Mentoria do SENAI CETIQT conecta empresários a alunos

15 de maio de 2019

O Programa de Mentoria 2019 do SENAI CETIQT é apontado como um dos destaques da instituição pelos alunos que estão cursando os três últimos períodos dos cursos de Design de Moda e de Engenharia Química. O Programa, que será realizado online durante todo o semestre, gratuitamente, promove a interação dos estudantes com nomes renomados da indústria da Moda e Química, com o objetivo de oferecer a eles uma formação completa, não só com conhecimentos técnicos, mas também com experiências práticas e uma visão real da atuação do profissional no mercado.

O pontapé inicial aconteceu no início de maio com um encontro presencial entre alunos e mentores na Unidade Riachuelo, instituição pioneira nesta iniciativa no setor. Na ocasião, os alunos “mentorandos” também participaram de workshops personalizados, com as temáticas “Construção de Currículos” e “Marketing Pessoal”.

O diretor da Denin Zero, Iuri Cristofolini, que participa do Programa na área de Moda desde o seu lançamento, em 2018, afirma que o objetivo é auxiliar e orientar os alunos, mostrando a visão de quem está dentro do mercado e possibilitando, deste modo, uma troca de experiências muito proveitosa para aqueles que, em breve, estarão começando uma trajetória profissional. “Com a mentoria, os estudantes conseguem olhar à frente sabendo como se posicionar no mercado e a possibilidade de erros diminui bastante. No ano passado, por exemplo, uma aluna tinha uma ideia de negócio. Conversamos muito sobre posicionamento e ela, então, mudou o foco e encontrou o ponto certo. Menos esforço e dinheiro, hoje o retorno é positivo”, revelou o empresário.

Participando pela primeira vez, a figurinista do Sportv e ex-aluna do SENAI CETIQT, Daniela Dwyer, contou que a expectativa é grande. “Estou aqui para ajudar os novos formandos a entrar no mercado com um pouco mais de orientação. Lamento que em minha época ainda não existia essa iniciativa tão importante para o ingresso em um mercado de trabalho difícil e competitivo. A mentoria ajuda muito a pular etapas do processo, evita as chamadas ‘bateções de cabeça’ e frustrações desnecessárias”, explicou.

Mentorando da especialista em Marketing Pessoal, Patricia Rodrigues, o estudante Daniel Ferreira está cheio de planos. “Conversamos bastante e ela me mostrou que preciso focar em meu marketing pessoal, já que participo de vários cursos, programas e faço vários trabalhos, mas ainda não me vendo como um profissional preparado para o mercado. Vamos fazer um plano de ações e tenho certeza de que, ao final, estarei muito melhor direcionado e preparado”, declarou.

Diretor da Dellas Lingerie, de Nova Friburgo, Fabrício Tardin, afirma que os alunos já chegam com questões bem formalizadas e, a cada semestre que passa, deixam o trabalho mais difícil. “O nível é alto e os alunos chegam com conhecimento do mercado bem interessante. Nosso trabalho é ajudar no entendimento de posicionamento da marca que querem lançar ou do setor que vão trabalhar. Fiquei surpreso hoje porque muitos já falam em trabalhar no conceito de Indústria 4.0, com sustentabilidade. Isso é bom para o setor de Moda e mostra que teremos profissionais mais capacitados”.

Quando se inscreveu no programa a aluna de Design de Moda, Maíra Vaz Carneiro, não sabia exatamente o que iria encontrar, mas, na primeira conversa com o mentor, se surpreendeu com o interesse pelos seus planos, projetos e área de atuação. “Além de aprender coisas novas ficarei mais focada para planejar meu próprio negócio”, comemorou a estudante.

Para o diretor da RADIX Engenharia e Software e um dos mentores de Química, Flavio Waltz Moreira e Silva, os alunos precisam aproveitar esta oportunidade pioneira do SENAI CETIQT para tirar dúvidas sobre o mercado e pensar em novas possibilidades. “Quem me dera se na minha fase de universitário eu pudesse contar com este tipo de apoio. Tivemos que correr muito atrás, trabalhar com erros e acertos, contar com o apoio dos chefes mais interessados em nos auxiliar nas empresas. O programa conta com a participação de profissionais já consagrados e a troca de experiências e informações é importantíssima para que os estudantes cheguem ao mercado com mais bagagem “, concluiu.