logo paraiba total
logo paraiba total

Duratex leva reflexão sobre consumo consciente de água para escolas de João Pessoa

29 de maio de 2019

A Duratex lança no dia 31 de maio o projeto “Arte do Grafite – Caminhos da Água” em João Pessoa (PB), com um workshop para educadores de 30 escolas estaduais do ensino fundamental. O grupo fará uma reflexão sobre Sustentabilidade, Agenda 2030 e a importância do consumo consciente da água e receberá uma introdução à arte do grafite como ferramenta pedagógica.

Além de discutirem esse tema, a oficina irá apresentar técnicas pedagógicas e sugestões de atividades a serem realizadas com os estudantes. O encontro será mediado pela professora Márcia Fracaro, que abordará o tema a ser discutido em sala de aula.  As grafiteiras Kalyne Lima e Patrícia Moonfalarão sobre os aspectos artísticos e humanos envolvidos no grafite. Ao todo, serão capacitados 30 educadores. A estimativa é que 1.800 alunos sejam impactados pela iniciativa.

O projeto, patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, faz parte da Estratégia de Sustentabilidade da Duratex e tem a intenção de promover a educação ambiental entre alunos do 6º e 9º ano da rede municipal de ensino, onde a companhia possui unidade industrial. 

Sustentabilidade – Comprometida com o desenvolvimento cultural e educacional das regiões em que atua, a Duratex busca despertar o interesse das crianças para o consumo consciente, refletir sobre a importância da preservação ambiental, analisar situações que comprometem a disponibilidade de água potável, desenvolver hábitos de uso sustentável, além de agregar esses conhecimentos à teoria e prática do grafite, uma das formas mais populares da manifestação artística em espaços públicos.

“Tratar da preservação ambiental e do consumo consciente da água, usando a arte como meio de expressão, é sempre uma combinação perfeita. Com isso, fazemos brotar nas crianças a consciência da responsabilidade de cada uma em fazer do nosso mundo, um lugar melhor para viver”, explica Eliane Santos, coordenadora de Sustentabilidade da Duratex.

Os professores participantes serão orientados a trabalhar a temática num formato diferenciado, em sala de aula e finalizar o estudo com os alunos por meio do desenvolvimento de desenhos relacionados ao assunto. Os desenhos serão enviados à Comissão Organizadora do projeto e as duas escolas vencedoras receberão o Dia do Grafite, que consiste em um workshop de grafite teórico e prático, coroado pela pintura do muro da escola, inspirada no tema Água. A atividade prática será monitorada pelas grafiteiras Kalyne Lima e Patrícia Moon e é direcionada para 30 alunos de cada escola.

Para acessar mais sobre o projeto, basta entrar no site www.artedografite.com.br ou no perfil do instagram @projetoartedografite.

Serviço:

Lançamento e workshop

Dia 31/5 Sexta-feira – das 8h às 12h

CELEST – Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa

Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 1840 – Expedicionários

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor e Ceusa, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.  Com sede em São Paulo, possui 23 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.