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Especialista dá cinco dicas de marketing digital a donos de pequenos negócios

4 de junho de 2019

O mundo mudou e o comportamento dos consumidores também. Com a inserção cada vez maior da tecnologia no cotidiano, os donos de pequenos negócios se veem numa importante tarefa: conquistar presença digital e, assim, se manterem relevantes para o público. Com base nessa mudança, o professor, palestrante e consultor Fábio Bandeira dá cinco dicas sobre marketing digital. Nesta quarta-feira (05) de maio, o Sebrae Paraíba oferta um workshop sobre a temática voltado aos empreendedores do litoral sul.

De acordo com Fábio Bandeira, o investimento em marketing digital é importante porque além de garantir um alcance maior do produto ou serviço, o consumidor tem mais opções de escolha. Além disso, a capacitação na temática permite ao empreendedor conquistar um resultado mais satisfatório nas mídias digitais. “Se o empresário não tem verba para investir na contratação de uma agência, por exemplo, ele pode pôr a mão na massa e produzir. Caso ele já tenha uma agência que dá esse suporte, ele vai saber o que pedir. Então, o curso de marketing digital é fundamental para que ele tenha um know-how para cobrar ou executar”, argumentou.

O workshop de marketing digital, que vai focar na presença digital e na ampliação das vendas, será realizado nesta quarta-feira (05) de maio, das 9h às 18h, no Jacumã’s Lodge Hotel, que fica no município de Conde. De acordo com o gerente da agência sul do Sebrae Paraíba, Cláudio Soares, as inscrições ainda estão abertas e podem ser efetuadas por meio do link. “Os empreendedores vão entender a pensar estrategicamente, criar e personalizar sua presença digital, tipos e cronogramas de conteúdos, além de conhecer os canais e suas peculiaridades para descobrir o segredo da estrategicamente e audiência”, destacou. 

Cinco dicas para ter uma presença digital e turbinar as vendas do seu pequeno negócio:

1 – Ter presença digital forte: Não adianta investir R$ 1 milhão em estratégia de marketing quando as informações disponíveis na internet estão erradas ou antigas. É importante ter uma padronização na comunicação, com telefones, endereços e demais informações pertinentes corretas, para que o público possa encontrar o que precisa independente do canal utilizado; 

2 – Investir em relacionamento: Quando se investe em relacionamento, se investe em conteúdo e sua geração. Ou seja, é responder, falar e interagir com o público que vai fazer a diferença na presença digital da marca e gerar maior consolidação;

3 – Ter valor de mídia e investimento em publicidade: Muitos ainda acreditam que o marketing digital é de graça, mas para se ter a constância necessária para atingir o público-alvo na internet é preciso pagar, seja para gerar conteúdo ou anunciar. É importante ter um valor de mídia para alavancar o produto;

4 – Planejamento: É fundamental para sair do ponto A ao B, C, D ou X. É necessário planejar o que e como vai fazer o marketing digital, criar cronogramas de ativação e quais estratégias serão utilizadas. Além disso, é preciso testar porque não existe fórmula mágica para o marketing digital, ou seja, o que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra, mesmo que ambas sejam do mesmo segmento;

5 – Capacitação: Não adiantar montar presença digital, criar conteúdo, gerar relacionamento e investir em mídia se não há capacitação para esse novo momento do marketing digital. São workshops como esse que ajudam a ter as melhores respostas para as estratégias, caminhos, mídias e criação de posicionamento digital.