logo paraiba total
logo paraiba total

ALPB cria programa ‘Conhecendo o Legislativo’ e abre as portas da Casa para visitas de estudantes

12 de junho de 2019

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o Projeto de Resolução nº 79/2019, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do programa ‘Conhecendo o Poder Legislativo do Estado da Paraíba’. A proposta, aprovada por unanimidade, tem como objetivo promover a visita de estudantes universitários e de ensino médio a sede da ALPB.

Segundo o presidente da ALPB, Adriano Galdino, a ideia é promover uma maior integração da Casa com a sociedade, em especial os estudantes. Ele explicou que o programa consiste numa visita guiada de estudantes, das escolas da rede pública e privada do ensino médio, bem como das Instituições de Ensino Superior (IES), a sede da Assembleia Legislativa. “Os alunos vão conhecer as instalações da sede e o funcionamento do processo legislativo, por meio de palestras e explicações realizadas pelos funcionários e parlamentares da Casa”, disse Galdino.

A matéria pretende fortalecer a transparência das ações realizadas na Casa, além de estimular a participação popular democrática e o interesse pela política. Também tem como finalidade possibilitar o conhecimento das dependências e da dinâmica de funcionamento da ALPB. A visita terá a duração de um dia com o número máximo de 40 estudantes em cada atividade. Os deputados interessados em promover ações com base no projeto devem encaminhar ofício a Secretaria Legislativa para agendar a visita.

“Nós queremos mostrar o conhecimento acerca da história do Legislativo Estadual, o que é fundamental para que a instituição se torne cada vez mais transparente e próxima do povo, além de indispensável para o incentivo ao envolvimento político do cidadão e à concretização da democracia”, ressaltou o presidente Adriano Galdino.

Os estudantes participantes do Programa ‘Conhecendo o Legislativo’ serão beneficiados com certificado, com indicativo da carga horária de até cinco horas.