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Aplicativos trazem novas formas de aprendizado para salas de aula

20 de junho de 2019

A conexão digital é cada vez mais comum nas salas de aula. Antes tendência, a educação 4.0 virou realidade em diversas instituições de ensino do país. O uso de aplicativos trouxeram mais dinâmica e interatividade para professores e alunos com apostilas armazenadas em nuvens, jogos de ensino virtual e aplicação de exercícios online.

Uma das vertentes dessa revolução tecnológica dentro da educação 4.0 é baseada no conceito de “Learning by doing”, que significa aprender fazendo. A metodologia incentiva os alunos à  desenvolverem  o seu conhecimento por meio de práticas diversas, seja por experiências, testes, projetos e o principal: muita “mão na massa”.

“É uma nova forma de ensino planejada para falar a língua dos alunos”, afirma Raphael Fernandes Correa, coordenador de Tecnologia Educacional da Escola SEB Dom Bosco. “O campo visual ganhou espaço com aplicativos que nos permitem fazer simulações e facilitam o aprendizado de uma geração que já está adaptada ao ambiente digital”.

Na Escola SEB Dom Bosco, diversas ferramentas são utilizadas para trazer essa experiência ao aluno, uma delas é a plataforma AZ. Desenvolvida para os estudantes do ensino médio, o app possui um modelo de inteligência artificial focado na aprovação em vestibulares. Por meio do aplicativo é possível selecionar o curso e as universidades pretendidas, a partir das escolhas o sistema filtra os conteúdos mais importantes e forma uma base com materiais didáticos, aplicação de exercícios e provas, conteúdos de revisão, entre outras funções. Toda essa dinâmica é acompanhada por um professor orientador.

“A ideia é otimizar o tempo de estudo do aluno e trazer praticidade. O app disponibiliza um feedback instantâneo sobre o entendimento do conteúdo, identificando quais foram seus erros e como enfrentá-los”, destaca Correa.

Mais interação

Nas turmas do ensino infantil e fundamental da Escola Seb Dom Bosco a educação 4.0 também está presente com o uso de outros aplicativos. No “Scules”, professores disponibilizam uma série de conteúdos complementares para o aprendizado do aluno. Textos de leitura complementar, apostilas e até mesmo jogos educativos são armazenados no sistema. O scules permite gerar um banco de dados completo sobre os alunos, indicando o tempo utilizado para concluir uma atividade, quais conteúdos mais acessados, entre outros.

“É uma ferramenta que cria um vínculo de interação entre professor e aluno, além de facilitar o planejamento das aulas”, explica o coordenador de Tecnologia.