logo paraiba total
logo paraiba total

Inovação de Cabo a Rabo: evento promove conexões e intercâmbio de conhecimentos em Campina Grande

27 de junho de 2019

Inovação social, investimento e aceleração, educação, saúde, marketing, mercado, indústria e economia criativa. Foi com essa variedade de temas, interligados através da inovação e do empreendedorismo, que a cidade de Campina Grande recebeu a primeira edição do “Inovação de Cabo a Rabo”.

Promovido pelo Sebrae Paraíba e pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba em pleno período de realização d’O Maior São João do Mundo, o evento ocorreu dentro do Parque do Povo, misturando inovação, forró e as tradições nordestinas. Ao longo do dia, empreendedores, estudantes e profissionais de diversas áreas participaram dos talks, palestras e painéis do Inovação de Cabo a Rabo, que contou com a presença de palestrantes nacionais e locais.

A intenção é colaborar com o fortalecimento do ecossistema de inovação do estado, contribuindo, também, para que os empreendedores paraibanos possam desenvolver e se beneficiar da inovação em seus negócios.

Representando o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Paraíba, o empresário Alexandre Moura destacou a importância de eventos como este para o fortalecimento do ambiente de inovação e negócios do estado, especialmente na cidade de Campina Grande, reconhecida internacionalmente como um polo de tecnologia e educação. “Esse evento foi pensado para incentivar este ecossistema e fazer com que as pessoas continuem falando da Paraíba e de Campina Grande como um polo educacional tecnológico”, acrescentou.

Por sua vez, o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, salientou a importância da inovação no universo dos negócios. “A inovação é um tema que todos, independentemente da área de atuação, precisamos entender. Para quem está empreendendo, o consumidor está mudando, em termos de hábitos, muito mais rápido do que as empresas estão chegando para atender as expectativas e necessidades dele. Nesse cenário, a inovação é palavra-chave para conseguir entender melhor o que é o seu negócio, onde você quer chegar com ele e como quer competir no mundo dos negócios”, pontuou.

Além deles, também participaram do Inovação de Cabo a Rabo, que contou com o apoio da Prefeitura de Campina Grande e do Senai, a diretora da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Nadja Oliveira; a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas; e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Lucas Ribeiro.

I-Balaio

Além de proporcionar a integração e a troca de conhecimentos entre os atores que fazem parte do ecossistema de inovação da Paraíba, o Inovação de Cabo a Rabo também marcou o lançamento da plataforma do I-Balaio, projeto desenvolvido pelo Sebrae Paraíba com a proposta de identificar e conectar os atores que fazem parte desse universo no estado.

De acordo com a gestora do projeto, Ingridt Millenna, a plataforma vai possibilitar o mapeamento e um conhecimento mais aprofundado sobre o ecossistema de inovação paraibano, já que o I-Balaio pretende envolver em sua plataforma, e em suas ações, atores de instituições de fomento, de ensino e pesquisa, de acesso ao crédito, empresas, startups, negócios sociais, instituições, investidores, empreendedores, dentre outros segmentos que façam parte desse universo.

Com essas informações e conexões, será possível, além do compartilhamento de dados, informações e experiências, a disponibilização de uma espécie de ‘cesta’ de soluções inovadoras, ofertadas por essa rede de atores, que permitam aos pequenos negócios paraibanos promover sua transformação digital, tornando-os mais competitivos. Os interessados em integrar a plataforma já podem se cadastrar e conhecer melhor o projeto através do endereço ibala.io/.

Ao participar do evento desta quarta-feira, o analista de Inovação do Sebrae Nacional, Thiago Cunha, destacou que o Inovação de Cabo a Rabo e o I-Balaio já estão sendo visualizados como uma referência para os demais estados. “Para nós do Sebrae Nacional, é muito importante viver esses momentos, em um lugar tão inspirador como esse”, afirmou.