logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba se destaca em mercado de energia solar

28 de junho de 2019

O Brasil terá um aumento de 44% na capacidade instalada de energia solar e gerará investimentos totais de R$ 5,2 bilhões em 2019. A estimativa é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

A Paraíba e a região Nordeste apresentam os maiores e melhores níveis de radiação solar do Brasil. Com incentivo público adequado, crédito e condições facilitadas, o estado pode se tornar um grande case para o Nordeste e para todo o Brasil sobre como aproveitar as condições naturais para gerar energia limpa e de qualidade.

A procura por uso da energia solar não é restrita às cidades maiores, como João Pessoa e Campina Grande. “Existe um aumento de clientes no Sertão. A região possui uma maior quantidade de radiação solar, o que diminui o número de placas necessárias na instalação do sistema. Atualmente, o maior número de projetos são em empresas, que naturalmente têm uma demanda maior de energia”, detalha Jefferson Oliveira, diretor da Luminen Energia Solar.

A empresa paraibana é um exemplo de quem visualiza o potencial crescente desse mercado. “Hoje, um sistema de energia solar pode gerar uma economia de mais de 90% no valor da conta de energia. E os equipamentos têm uma vida útil bastante longa, com garantia de até 25 anos”, comenta Jefferson.

Outra vantagem econômica da energia solar é a redução nos custos de implantação, que caem ano a ano, além das facilidades de financiamento bancário. Hoje, bancos públicos e privados oferecem linhas de crédito especiais para aquisição dos equipamentos. O Banco do Nordeste, por exemplo, abriu uma linha de crédito no final do ano passado para financiamento de projetos de energia solar para pessoas físicas.

A instalação dos painéis de energia fotovoltaica em uma residência que consome 300 reais por mês, custa cerca de R$ 20 mil. “A diminuição do consumo de energia elétrica pode ser de até 90%. Em três anos, o consumidor já consegue ter um retorno do investimento”, acrescenta.

Destaque em evento – “Economia, meio ambiente, construções do futuro. O tema das energias renováveis está na pauta da construção civil brasileira em todos os segmentos, do alto luxo às construções mais populares. Mais do que só cumprir exigências legais, empresas tentam transformar responsabilidade socioambiental em um diferencial de vendas”, explica o empresário Will Fonseca, realizador da Construcon/Conaced, evento acadêmico e de negócios da Construção Civil, que acontece no Centro de Convenções de João Pessoa entre os dias 8 e 10 de agosto.