logo paraiba total
logo paraiba total

Custos condominiais registram ligeira alta de 0,68%

11 de julho de 2019

Conforme apurado pelo departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), em maio, os custos condominiais registraram um ligeiro aumento de 0,68% na Região Metropolitana de São Paulo. A variação acumulada em 12 meses (junho de 2018 a maio de 2019) foi de 5,87%, percentual abaixo do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), da Fundação Getúlio Vargas, que apresentou variação de 7,64% no mesmo período.

Os itens Manutenção e Equipamentos e Diversos subiram 0,45% no mês e 7,66% no acumulado de 12 meses. As despesas com Conservação e Limpeza tiveram variação mensal de 0,40% e de 7,37% no acumulado. O item Pessoal e Encargos permaneceu estável no mês e, no acumulado, subiu 4,33%. Já as Tarifas subiram 3,41% no mês e 9,39% no acumulado de 12 meses.

O Icon (Índice de Custos Condominiais) serve como parâmetro das variações dos custos dos condomínios residenciais. No entanto, não deve ser utilizado como um índice de reajuste da taxa condominial.

A recomendação do vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, é que o síndico consulte sua administradora, pois cada prédio tem características e estruturas próprias e cabe verificar qual foi o aumento real dos custos do condomínio, a fim de que, no futuro, não ocorra um desequilíbrio nas contas.