logo paraiba total
logo paraiba total

Idosos ganham espaço como força de trabalho nos supermercados

17 de julho de 2019

Com o crescimento da expectativa de vida da população brasileira, as empresas começam a repensar o papel do idoso no mercado de trabalho. Em 2018 houve um aumento de mais de 500 mil novos postos de trabalho preenchidos por idosos entre janeiro e março se comparado ao mesmo período de 2017, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor de supermercados, por sua vez, tem sido responsável por alavancar esse número.

Uma das empresas que colabora para o aumento desses números é a SuperPrix. Por meio do programa “Ativa Idade”, a rede recruta pessoas da terceira idade em um evento com café da manhã para os candidatos. Segundo a CEO do SuperPrix, Viviane Areal, os funcionários com mais de 60 anos se tornam aliados na rotina da empresa, repassando seus conhecimentos ao mesmo tempo em que o projeto consegue estimular a autoestima deles.

Vantagens da melhor idade

No SuperPrix já foram contratados mais de 500 funcionários idosos até hoje, mas essa não é a única rede de varejo de olho nesses “novos” profissionais. Segundo a Gerente de RH da rede Comper, Márcia Santos, hoje são 45 empregados com mais de 60 anos no quadro da empresa e previsão de contratação de dois a três novos colaboradores da mesma faixa etária a cada mês.

A dedicação está entre as principais vantagens que a contratação dessas pessoas pode oferecer para a empresa. De acordo com Ana Behrenso, gerente de Recursos Humanos do Prezunic, esses colaboradores possuem como características principais o bom desempenho, a conduta mais responsável, maturidade, paciência e atenção no atendimento.

Para ocupar cargos neste setor, os candidatos mais experientes precisam estar atualizados e seguros sobre as atividades que vão desempenhar no dia a dia da loja. Outra condição necessária é estar com boa saúde e sem restrições físicas. Além disso, estar alinhado com as novas tecnologias é um diferencial para idosos que queiram entrar numa equipe de supermercado.