Linguagem
Programa

Primeira Chance: empresas selecionadas entrevistam alunos da Rede Estadual para estágio

A seleção aconteceu por meio do histórico escolar dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio

Foto: Diego Nóbrega
programa Primeira Chance realizou, junto com as empresas selecionadas, as entrevistas com os estudantes classificados para estágio. Foram dois dias de entrevistas, que começaram na terça-feira (16) com estudantes que vão estagiar na área de cozinha, serviço de restaurante e bar, informática e secretariado, terminando nesta quarta-feira (17) com os que concorrem ao estágio em turismo, hospitalidade e lazer. As entrevistas dos estudantes aconteceram na sede da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Tambaú.

A seleção dos estudantes para as entrevistas aconteceu por meio do histórico escolar dos regularmente matriculados na 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas técnicas e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os selecionados são alunos da Escola Cidadã Integral Técnica João Goulart, no bairro Castelo Branco; Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira; Escola Cidadã Integral Técnica Prefeito Oswaldo Pessoa, no Ernani Sátiro; Escola Cidadã Integral Técnica Maria do Carmo, Jaguaribe e Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), no bairro do Valentina.

Cada empresa terá direito a dois estagiários. A previsão é que os alunos comecem a estagiar na segunda semana de agosto. Os estudantes selecionados pelo programa receberão bolsa estágio de R$ 500,00, os quais terão uma carga horária de 4 horas por dia, sendo, no máximo, 20 horas semanais.

Os alunos serão acompanhados pelo Programa durante o estágio por meio de mentoria chamada: ‘Linha de Chegada’, em que o professor mentor formará times de estudantes estagiários para se reunir quinzenalmente para uma formação continuada, promovendo atividades de escuta, diálogo e reflexão, além de desenvolver competências do século XXI: criatividade, colaboração, aprendizado ou ocupação formal, integrando o seu projeto de vida ao mundo do trabalho.

Primeira Chance – Lançado no mês de abril de 2019, o Primeira Chance é um programa pedagógico da Rede Estadual de Ensino que articula a escola e o aluno para o primeiro emprego, bem como aproxima o setor produtivo da escola e capacita o aluno para o empreendedorismo e o mercado de trabalho.

Os principais beneficiários do Programa são os alunos da Rede Estadual de Ensino, matriculados na 3ª série do ensino médio das Escolas Cidadã Integrais e escolas profissionalizantes técnicas e estudantes egressos da Rede Estadual. O programa tem o intuito de ofertar ao estudante da rede o acesso ao estágio obrigatório, como também ao não obrigatório, incentivar a articulação entre a formação acadêmica e formação profissional e estimular a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, considerando a teoria e prática no processo formativo educacional e profissional;

 



Governo da Paraíba