logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae Paraíba promove palestra sobre fundações e estrutura para projetos de pequeno porte nesta quarta (24)

24 de julho de 2019

O Sebrae Paraíba, em parceria com a Associação dos Construtores Civis Leves da Paraíba (ACL), vai promover a palestra “Fundações e estrutura para projetos de pequeno porte”. O evento será realizado a partir das 18h30, nesta quarta-feira (24), no auditório do Sebrae, no Bairro dos Estados. As inscrições, que já estão no segundo lote, podem ser feitas por meio do link.

Um dos palestrantes será o doutor em Engenharia Civil Wilson Cartaxo Soares, que vai abordar, durante sua fala, a importância da sondagem e das fundações para edifícios de pequeno porte. Para isso, o palestrante vai fazer a descrição do ensaio de sondagem e interpretação, tratando acerca dos principais tipos de fundação, escolha do tipo adequado, dentre outras temáticas. Além dele, o evento também vai contar com o mestre em Engenharia de Estruturas Jackson Pedrosa de Farias. O especialista vai discutir sobre a importância e as vantagens relacionadas ao desenvolvimento de projetos estruturais em edificações. Também, fará uma introdução aos conceitos e exigências da norma de desempenho em projetos e execução de estruturas.

De acordo com a gestora do projeto da indústria da construção civil do Sebrae Paraíba, Gorete Cirino, em pesquisa recente feita junto ao grupo de integrantes do projeto, a qualificação foi mencionada como um dos pilares para promover o desenvolvimento das empresas. Por isso, o Sebrae vem firmando parcerias para proporcionar conhecimento técnico e de gestão para os pequenos negócios.

“Uma das etapas que mais provoca patologias quando não executada corretamente é a infraestrutura, ou seja, a fundação, que é onde tudo começa. Caso as fundações suportem menos cargas do que necessário, ou não estejam apoiadas em solo resistente, o empreendimento apresentará diversos problemas futuros. Não é nada raro encontrar casos de prejuízos financeiros, visuais, de desempenho e até mesmo acidentes fatais consequentes de fundações inadequadas. Se refazer um reboco ou uma parede é um grande prejuízo após o término de uma obra, imagine uma fundação”, comentou Gorete Cirino.