logo paraiba total
logo paraiba total

‘Encontros da longevidade’: Evento acontece pela primeira vez em João Pessoa

8 de agosto de 2019

O Brasil está envelhecendo. São mais de 29 milhões de brasileiros acima de 60 anos e a expectativa, segundo projeções do IBGE, é que em 2032 o país atinja o número de 43,2 milhões de idosos, superando pela primeira vez o total de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Diante desse cenário, é preciso entender o processo de envelhecimento e intensificar o debate de políticas públicas que atendam de forma eficaz essa parcela numerosa da população. 

Para debater sobre esse tema importante, João Pessoa recebe nos dias 24, 25 e 26 de outubro o “Encontros da Longevidade”, um evento que nasceu em Brasília (DF) há cinco anos com o objetivo de discutir a longevidade e buscar soluções para oferecer uma vida plena, por meio da promoção da saúde, alegria, informação, oportunidades, empreendedorismo e convivência. 

Além de uma programação com apresentações artísticas, oficinas gratuitas, palestras, produtos e serviços direcionados às pessoas com mais de 60 anos, o “Encontros da Longevidade” propõem interatividade com as famílias ao proporcionar programas coletivos para que todos compartilhem do conceito de longevidade e celebração da vida.

O “Encontros da Longevidade” também vai contar com um talk show comandado pela jornalista Liana Alagemovits, de Brasília. “Queremos propor o debate e desmistificar a questão de envelhecer, que na verdade é um privilégio perseguido por todos nós. Então, estamos aqui para mostrar que é possível envelhecer feliz e com saúde”, afirmou Liana. 

Outra questão abordada está ligada ao fato das pessoas que estão vivendo mais buscarem vidas mais saudáveis e produtivas, além se prepararem para estar à frente de desafios, da tecnologia, de novos postos de trabalhos ou de decisões familiares. “Nosso trabalho está focado em um segmento crescente não só no Brasil, como em todo o mundo, que são as pessoas mais velhas que ainda tem muito o que aprender e ensinar”, afirma Rachel Formiga.

Vale ressaltar ainda o potencial comercial que esse segmento tem para as empresas que buscam oferecer produtos e serviços diferenciados. Para a empresária e proprietária da Athos Offices (João Pessoa), Thereza Formiga, é importante ter uma atenção voltada para o público idoso, “esse grupo crescente precisa de produtos e serviços diferenciados o que amplia ainda mais o mercado consumidor em diversas áreas que vão desde a cultura, esporte, saúde, entretenimento, até o aprimoramento tecnológico e profissional”. Thereza, que conhece bem o projeto “Encontros da Longevidade”, também acrescenta que esse é um bom momento para trazer o evento para o Nordeste, começando pela Paraíba, por ser referência em políticas públicas para a terceira idade. 

O “Encontros da Longevidade” vai ser realizado nos dias 24 e 25 de outubro, na Domus Hall, e no dia 26 de outubro na orla da praia do Cabo Branco, com eventos abertos ao público. Para participar do evento, a produção pede que os interessados façam doações de fraldas geriátricas ou alimentos não perecíveis, que serão doadas ao final do evento para a Associação Promocional do Ancião (Aspan), em João Pessoa.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas também diretamente no site do evento: www.portallongevidade.com.br.

ENCONTROS DA LONGEVIDADE

De 24 a 26 de Outubro

Local: Domus Hall (24 e 25) Orla da praia do Cabo Branco (26)

Telefones: (61) 98142 -9935 / (83) 98894-0068

E-mail:encontrosdalongevidade@gmail.com

Facebook: encontrosdalongevidade

Instagram: @encontrosdalongevidade